Presentation

APRESENTAÇÃO

No Plano de Gestão da UFRN (2011-2019), reafirmou-se como uma das metas institucionais, a intensificação das ações de interiorização dentro da política de desenvolvimento institucional, promovendo a expansão acadêmica com qualidade, integrada às necessidades regionais, sem perder de vista o saber universal, em consonância com o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), tendo como base o princípio da interdisciplinaridade e apoiando experiências inovadoras e estimulando novas formas de produção do conhecimento, garantindo a integração da formação teórica com a realidade social. Nesta perspectiva, na exposição dos eixos programáticos, consta como uma das metas, a “consolidação e expansão da política de Educação a Distância da UFRN”.

 

Neste contexto, foi criado o Curso de Licenciatura em História, na modalidade à distância, através da Resolução n. 218/2010-CONSEPE, de 07 de dezembro de 2010, vinculado ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes – CCHLA, através da Secretaria de Educação a Distância – SEDIS.

 

Caracterização Geral do Curso

● DENOMINAÇÃO: Licenciatura em História.

● MODALIDADE: Educação à Distância.

● ENDEREÇO: Sede em Natal e Múltiplos Polos - Parnamirim, Macaíba, Nova Cruz, Currais Novos e Marcelino Vieira.

● PÚBLICO ALVO: Professores em efetivo exercício profissional em instituições públicas e privadas e/ou vagas advindas de demanda social a partir de entidades conveniadas com a UFRN.

● NÚMERO DE VAGAS ANUAIS AUTORIZADAS: Tem-se tomado o número de 50 alunos por polo, mas não há uma entrada anual autorizada e regular. A primeira entrada deu-se em 2014.1 e a última, em 2021.2.

● FORMA(S) DE INGRESSO: Definida de acordo com as regras e critérios no âmbito dos sistemas de seleção para a oferta de cursos na modalidade à distância e vigentes na UFRN.

● CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO: 3.210 horas/aula.

● TURNO(S): Não se aplica aos cursos na modalidade a distância (Resolução n. 171/2013 – CONSEPE, de 05 de novembro de 2013, Art. 17).

● TEMPO DE INTEGRALIZAÇÃO DO CURSO: Mínimo de quatro anos ou oito semestres e Máximo de seis anos ou doze semestres.

 

A Modalidade de Ensino à Distância

Compreende-se a modalidade de Ensino à Distância aquela “na qual a mediação nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos” (Resolução n. 171/2013 – CONSEPE, de 05 de novembro de 2013, Art. 8º, §2º).

 

Ambiente Virtual - Plataforma Mandacaru

O curso desenvolve-se a partir de ambientes virtuais – sistemas de software sobre metodologia pedagógica – desenvolvidas para auxiliar o professor e aos alunos na promoção do ensino-aprendizagem. Com estes softwares é possível o acompanhamento e monitoramento de todos os atores envolvidos. Nesse tipo de ambiente, temos feito uso do Moodle – um software livre que funciona em qualquer ambiente virtual que execute linguagem PHP - através da Plataforma Mandacaru, um formato específico de moodle desenvolvido e adotado na UFRN.

 

Com ampla interatividade, com acesso online a partir de qualquer lugar e horário, o Moodle Mandacaru é uma ferramenta tecnológica indispensável. Neste Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, cada disciplina conta com seu próprio ambiente virtual em que é possível deixar disponível o material didático que será usado, acrescentar outros materiais, além de diversas outras fontes de informações: diferentes tipos de vídeos (em rede ou em forma de arquivo), sites de pesquisa etc. Os links de interação são também indispensáveis: fóruns, chats, tarefas e questionário online, webconferências, comunicação por e-mails entre professores, tutores e discentes. A partir desse sistema, ainda se mantem uma comunicação direta com os coordenadores de polos e os tutores presenciais, agentes imprescindíveis ao bom desenvolvimento de atividades presenciais de professores junto aos alunos nos seus respectivos polos.

 

Para mais informações:

Link - Mostra de Profissões – História EaD

https://www.youtube.com/watch?v=BhYbajQrMjA&list=PL2k_odRqYdPmVPlJqicx5SM_ytVFnGX3Z&index=80

Program Coordination: LIGIO JOSE DE OLIVEIRA MAIA

Phone: (84) 3342-2299 | (84) 99474-6661

E-mail: historiaead@sedis.ufrn.br

Professional Title: Licenciado em História CNPQ's Knowledge Area: Ciências Humanas Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: A Distância Alternative Address: http://historiasedis@gmail.com
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
News See below the news available for our course
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao