Presentation

Durante muito tempo o treinamento de força foi utilizado exclusivamente por atletas como ferramenta para melhoria do desempenho físico, especialmente naquelas modalidades que necessitavam grandes níveis de força e/ou massa muscular. Todavia, mais recentemente esse panorama tem se alterado sobremaneira. Ao longo das últimas duas décadas, inúmeros estudos têm demontrado que o treinamento de força tem importante aplicação em diferentes níveis, abrangendo os indivíduos com doenças crônicas, os indivíduos saudáveis que visam a melhora do condicionamento físico geral e os que buscam um desempenho atlético de alto desempenho em alguma modalidade esportiva.

 Atualmente, diversos posicionamentos de entidades importantes como o American College of Sports Medicine e o American Heart Association recomendam a inclusão do treinamento de força como parte importante de um programa de exercício físico abrangente para a saúde. De fato, as evidências atuais indicam que essa modalidade de exercício pode trazer diversos benefícios para a saúde, tais como o aumento da força e massa musculares, aumento da densidade mineral óssea, aumento da flexibilidade, aumento do equilíbrio, entre outros.

Nos últimos anos, particularmente na última década, houve uma ampliação e aprofundamento teórico sem precedentes no corpo de conhecimento que trata a “teoria do treinamento de força”. Além disso, há atualmente um grande volume de conhecimento nessa área que cresce de maneira acentuada a cada dia. Todavia, apesar do crescimento no corpo de conhecimento na área, a graduação em Educação Física na maioria dos cursos (licenciaturas e bacharelados) ainda não prevê oportunidades concretas de formação inicial e aprofundamento nessa temática. De fato, é evidente que o treinamento de força é uma das áreas que tem mais atraído os profissionais de Educação Física no mercado de trabalho.

O oferecimento de cursos de especialização representa, neste cenário, uma das mais importantes formas de atuação das instituições de ensino superior. Este curso, em particular, constitui uma oportunidade concreta de atualização e educação continuada para profissionais de Educação Física que atuam ou pretendem atuar no âmbito do treinamento de força para a saúde

Assim sendo, a Especialização em Treinamento de Força tem por objetivo capacitar profissionais graduados em Educação Física para intervir na avaliação, prescrição e orientação do exercício de força para diferentes populações.É importante destacar que o curso de “Treinamento de Força” encontra-se inserido na área de concentração e linha de pesquisa, respectivamente, “Movimento Humano, Saúde e Desempenho” e “Avaliação e Prescrição da Atividade Física e Saúde” do Programa de Pós-Graduação stricto sensu (nível de Mestrado) em Educação Física da UFRN, reforçando o alinhamento da área em seus programas de Pós-Graduação (lato e stricto sensu).

Program Coordination: Not available at this moment

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Course Period: 06/06/2015 à 27/11/2017 Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao