Apresentação

CURSO de ESPECIALIZAÇÃO EM CINEMA / UFRN

Coordenadora: Maria Helena Braga e Vaz da Costa (DEART/UFRN)

Vice-Coordenador: Alex Beigui (DEART/UFRN)

Email: cinema.ufrn@outlook.com

INSCRIÇÕES:

01 novembro 2013 a 17 janeiro 2014

Os candidatos deverão fazer a inscrição on-line através do site www.sigaa.ufrn.br e pagar a Taxa de Inscrição no valor de R$65,00 (sessenta e cinco reais).

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

Os candidatos deverão, no período de 20 a 24 de janeiro de 2014, apresentar a documentação listada abaixo à secretária Geórgia Fernandes na sala de Demanda Social, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Prédio da Reitoria, Campus Universitário UFRN, Avenida Senador Salgado Filho, 3000, CEP: 59078-900, Natal/RN. Telefone: 3342-2327 (ramal105) / 91988044 ou 81401175. Horário: 8:30h às 11:30h e de 14:30h às 17:30h.


Documentação:

I- Formulário de inscrição devidamente preenchido através do site www.sigaa.ufrn.br. assinado pelo candidato ou procurador constituído na forma da lei.

II- Cópia do diploma de graduação de curso superior legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação e Desporto (se estrangeiro, devidamente validado) ou declaração de conclusão do curso concedido pela respectiva Coordenação de curso da Instituição.

III- Histórico escolar do curso de Graduação.

IV- Uma foto tamanho 3x4.

V- Cópia do documento de Identidade, do CPF e do Título de Eleitor em se tratando de candidato de nacionalidade brasileira, com os respectivos originais.

VI- Prova de quitação eleitoral.

VII- Prova de quitação com o serviço militar para o candidato brasileiro de sexo masculino.

VIII- Cópia do passaporte e visto de permanência para os candidatos estrangeiros.

IX - Curriculum Vitae devidamente comprovado através de cópias.


 

PROCESSO SELETIVO: de 03 a 07 fevereiro 2014

O processo seletivo será realizado na Sala do Grupo de Pesquisa LINC, Departamento de Artes, Campus Universitário UFRN, Avenida Senador Salgado Filho, 3000, CEP: 59078-900, Natal/RN, e constituído de Análise Curricular e Entrevista.

 

Período de Matrícula: 17 a 24 de fevereiro 2014

Mensalidade: R$250,00 (duzentos e cinqüenta reais)

Início do curso: 08 Março 2014 (aulas semanais, aos sábados, das 8:30h às 12:30h e das 14:00h às 18:00h)

Duração do curso: 18 meses

O 1º Curso de Especialização em Cinema, em nível Lato Senso, vem preencher uma lacuna dentro do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes na formação de estudantes graduados em vários cursos de graduação dentro e fora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que não encontram espaço de continuidade de sua formação acadêmica na arte cinética. A criação do curso é resultado da preocupação em atender o contínuo interesse demonstrado por docentes e discentes nas disciplinas ofertadas nos mais variados cursos de graduação na UFRN e fora dela que dialogam com a linguagem cinematográfica. O curso propõe desenvolver a formação crítica, teórica e prática no contexto da produção audiovisual e seus desdobramentos na arte e na comunicação contemporâneas. Destaca-se, como ponto fundamental da proposta, a formação de massa crítica e o estímulo à produção de conhecimento em cinema, tomando como ponto de partida a estética, a técnica e a linguagem e a recepção das imagens. Estimula-se ainda a criatividade e imersão em processos de elaboração e produção de filmes a partir das noções sobre elaboração de roteiro e práticas de edição e montagem.

Todo o corpo Docente do Curso é formado por pesquisadores doutores e que de forma direta ou indireta tem o cinema como objeto de interesse, pesquisa ou prática profissional e de ensino. Desse modo, foram criados Componentes Curriculares teóricos e práticos, a partir de diferentes suportes e dispositivos midiáticos. É importante ressaltar que o curso possibilitará a formação e a atualização especializada na linguagem do cinema e suas relações interdisciplinares com outras áreas de conhecimento.

O 1º Curso de Especialização em Cinema propõe dois modos de finalização: Monografia e Monografia com filme (curta em modo digital). O discente poderá escolher entre um dos dois tipos de trabalho final para obtenção do título de Especialista em Cinema.

Objetivos

  Possibilitar a formação especializada de pessoal em Estudos do Cinema;

  Promover a continuidade da formação em nível de pós-graduação lato senso para graduados em diferentes áreas, cujo interesse esteja voltado para os estudos e as reflexões sobre a teoria e a prática cinematográfica;

  Desenvolver a habilidade reflexiva, produtiva e criativa (teoria e prática) por parte dos interessados na linguagem cinematográfica;

- Aprimorar e aprofundar questões estéticas, ténicas, da linguagem e de recepção dentro dos estudos de cinema.


Componentes Curriculares

. História, Teoria e Fenomenologia do Cinema

. Cinema, Crítica e Tendências Contemporâneas

. Leitura e Produção de Roteiro 

. Direção, Edição e Montagem de Filme/Vídeo

. Dramaturgia e Cinema

. Análise da Producão Cinematográfica Contemporânea

. Metodologia e Tópicos da Pesquisa em Cinema

. Cinema e Literatura

. Cinema Brasileiro

. Cinema & Documentário

. Estética Fílmica

. Cinema & Cidade


Corpo Docente

Adriano Charles da Silva Cruz (UFRN)

Ângela Freire Prysthon (UFPE)

Alex Beigui de Paiva Cavalcante (UFRN)

Fernando Weller (UFPE)

Gilmar Santana (UFRN)

Josimey Costa da Silva (UFRN)

Lisabete Coradini (UFRN)

Maria Helena Braga e Vaz da Costa (UFRN)

Nina Velasco e Cruz (UFPE)

Paulo Carneiro da Cunha Filho (UFPE)



 



 

 

 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 08/03/2014 à 30/10/2015 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://www.cchla.ufrn.br/deart/_v2/
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao