Apresentação

A área de automação tem grande importância para as indústrias de uma forma geral, pois permite a utilização dos recursos humanos e equipamentos de uma forma mais racional e econômica, possibilitando eficiência aos processos como um todo. A automação está aplicada em diversos setores, como o comercial, predial e o industrial. Por outro lado existe uma carência de mão-de-obra especializada nesta área para atender a demanda nas indústrias, em especial aquelas da área do petróleo, do setor elétrico e de fontes alternativas de energia. A utilização da automação e do controle de processos exige profissionais qualificados, com bom conhecimento em equipamentos e técnicas de automação, especialmente no que se refere à implantação e manutenção de sistemas de controle avançado, visando a operação dos processos de forma mais eficiente.

 A UFRN ofereceu na segunda metade dos anos 1990 dois cursos de especialização que tiveram a participação de 2 professores que hoje participam deste novo curso proposto. Estes cursos tiveram em seu corpo discente profissionais que atavam no setor de petróleo e gás, especialmente na Petrobras, e do setor elétrico e profissionais liberais. Em decorrência destes cursos de especialização, nos anos seguintes foi estabelecida uma sólida parceria com a Petrobras, que resultou na execução de diversos projetos de pesquisas com excelentes resultados práticos, como o sistema supervisório SISAL (Sistema Supervisório para Elevação Artificial). O contato com profissionais da indústria é bastante salutar para a universidade.

 A equipe de professores que está propondo o curso possui formação e experiência na área, tanto em ensino, tendo ministrado disciplinas de graduação e pós-graduação e participado de projetos de pesquisa em parceria com empresas do setor, especialmente a Petrobras, a Altus, a RN Tecnologia e a HI Tecnologia. Dentre estes projetos de parceria, destacamos:

a) Projeto e Implementação de Controladores Não-Lineares em Processos Petroquímicos (CONPETRO): executado em parceria com a UFBA com suporte financeiro e apoio técnico da Petrobras de 2005 a 2007.

b) Projeto e Implementação de Controladores Regulatórios Não-Lineares em Processos Utilizados na Indústria do Petróleo (REDICONT): executado no âmbito da Rede de Pesquisa em Instrumentação e Controle (REDIC), em parceria com a UFBA e a UFPA, financiado pela Petrobras e pela FINEP. Foi iniciado em 2007.

c) Sistemas Inteligentes para a Operação de Processos Industriais (AIPETRO): financiado e executado em parceria com a Petrobras, tendo a participação também da UFS. Foi iniciado em 2010.

d) Estudo e Implementação de Controladores Avançados Adaptativos em Processos Industriais (REDIC_ADAP): executado no âmbito da REDIC em parceria com a UFPA, UFRGS, UFSC e UFBA, com apoio financeiro da FINEP e apoio técnico da Petrobras, tendo iniciado em 2011.

 Com o propósito de formar mão-de-obra especializada na área de automação industrial, aproveitando a experiência adquirida pelo grupo de professores da UFRN, atendendo as necessidades do mercado, estamos propondo a realização do Curso de Especialização em Automação Industrial entre março de 2013 e agosto de 2014, conforme será detalhado a seguir.

 O curso terá 30 vagas, sendo 3 delas reservadas para servidores da UFRN, com isenção de taxas e mensalidades. O público alvo é formado por profissionais formados em Engenharias e áreas afins que atuam ou pretendem atuar no setor industrial na área de automação. A expectativa é atingir profissionais de empresas do setor de petróleo e gás, das indústrias sucroalcooleiras e de manufatura, de bebidas, entre outras. Além disso, o curso visa atender as necessidades de profissionais que atuam em educação na área de automação em instituições públicas e privadas. Com o curso, pretende-se atingir os estados do RN, CE, PB, PE, SE, PI e MA.

 O curso será ministrado em 30 módulos de 12 horas, divididos entre sextas-feiras a noite e sábados manhã e tarde, duas vezes por mês em média. As monografias orientadas serão preferencialmente relacionadas a temas práticos ligados à atuação profissional do aluno na sua empresa.

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 08/03/2013 à 25/03/2015 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao