Presentation

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Foto: Parte das Turma de Formados UFRN/CT/CCEA - 2023.2

 

 

Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia voltado para a solução dos problemas ambientais de forma integrada, considerando aspectos ecológicos, sociais, econômicos, políticos e tecnológicos, tendo em vista o desenvolvimento sustentado da economia e da sociedade. É uma profissão relativamente nova no Brasil, mas que tem ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho, em virtude de sua grande abrangência e atualidade.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRN é um curso de dois ciclos, sendo o primeiro ciclo constituído pelo curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), com duração média de 3 anos (2 anos em disciplinas básicas de Cálculo, Física, Química, Computação etc. e 1 ano em disciplinas fundamentais da Eng. Ambiental, como Hidrologia, Ecologia, Geologia, Microbiologia, Pedologia, Oceanografia, Qualidade da água, Química Ambiental etc.), e o segundo ciclo pela formação complementar em Engenharia Ambiental, com duração média de 2 anos (para mais detalhes, veja a Estrutura Curricular). Quem desejar cursar Engenharia Ambiental, portanto, poderá ingressar via Sistema de Seleção Unificada (SiSU), concorrendo a 40 vagas (20 de 1° ciclo e 20 de 2° ciclo) ou ingressar no BC&T, também pelo SISU. Após a conclusão do BC&T, o aluno poderá concorrer a uma das 40 vagas oferecidas a cada semestre para reingresso de segundo ciclo no curso de Engenharia Ambiental. Ou seja, pode-se entrar direto via Sisu ou ingressar primeiramente em CET e depois na Engenharia Ambiental. A única diferença é que ao ingressar via Sisu na Eng. ambiental o aluno terá sua matrícula na eng. ambiental, porém, igualmente, terá que cursar as disciplinas iniciais na CET.

O curso de Engenharia Ambiental da UFRN possui um mecanismo de estímulo ao ingresso na Pós-Graduação: os créditos cursados em disciplinas na área de Engenharia Ambiental em Programas de Pós-Graduação stricto senso reconhecidos pela CAPES (Mestrado ou Doutorado) podem ser contabilizados na carga horária de componentes curriculares optativas do curso de Engenharia Ambiental. Isto vale para disciplinas cursadas como alunos especiais ou como alunos efetivamente matriculados em Programas de Pós-Graduação (como o aluno da Engenharia Ambiental que reingressa no 2o ciclo já é graduado em BC&T, ele pode ingressar em programas de pós-graduação simultaneamente ao segundo ciclo do curso, o que só é recomendado a ser feito nos semestres finais do curso, por alunos com desempenho acadêmico destacado).

Engenheiro Ambiental formado na UFRN é capacitado para gestão de equipes multi e interdisciplinares, para avaliação, gestão, elaboração de projetos e consultorias, com atuação em áreas como: avaliação e estudo de impactos ambientais; licenciamento, monitoramento e fiscalização ambiental; gestão ambiental pública ou nas empresas; gestão dos recursos hídricos; controle da poluição da água, do ar e do solo; modelagem de sistemas ambientais, projeto e operação de sistemas de saneamento (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana), dentre outras.

O Engenheiro Ambiental pode atuar, p.ex., em empresas de consultoria e projeto, companhias de saneamento (Água e esgoto ou Gestão de resíduos sólidos), indústrias (de diversos tipos), órgãos ambientais, prefeituras, instituições de ensino e pesquisa, companhias de mineração e petrolíferas, dentre muitas outras possibilidades.

 

Portal Público: <http://www.graduacao.ufrn.br/engambiental>

Endereço Alternativo: <https://www.facebook.com/groups/engambufrn/?fref=ts>

Institucional: 84. 99193-6242

Instagram: https://www.instagram.com/engenhariaambientalufrn/  

 

Profa Drª. HÉRIKA CAVALCANTE DANTAS DA SILVA

Coordenador do curso Eng. Ambiental - Titular

Portaria Nº 2.207 de 07/12/2023
DOU - Seção 2 - ISSN 1677-7050 - Edição Nº 233, de 08/12/2023 - Página 35

Fonte: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=08/12/2023&jornal=529&pagina=35&totalArquivos=71

 

Profa Drª VANESSA BECKER

Vice-Coordenadora do curso Eng. Ambiental - Titular

Coordenadora do curso Eng. Ambiental - Substituta

Portaria Nº 2208/2023 - R, de 07/12/2023
Boletim de Serviço/UFRN Nº 230 de 08.12.2023 - Página 15

Fonte: https://sipac.ufrn.br/public/visualizaBoletins.do?aba=p-boletins&publico=true 


DACIFRAN CAVALCANTI CARVALHO

Secretaria do curso Eng. Ambiental
Portaria nº 1488/2011-R de 16/11/2011
Boletim de Serviço/UFRN Nº 215 de 17.11.2011 – FLs. 13 e 14.

 

 

Program Coordination: HÉRIKA CAVALCANTE DANTAS DA SILVA

Phone:

E-mail: Not available at this moment

Professional Title: Engenheiro ambiental CNPQ's Knowledge Area: Engenharias Academic Agreement : Not available at this moment Course Modality: Presencial Alternative Address: https://www.facebook.com/groups/engambufrn/?fref=ts
Calendar Stay informed about the events related to our Academic Calendar.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Enrollment for the semester 2024.1.
  • 26/02/2024 · Start of semester 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao