O Curso de Graduação em Engenharia Mecânica da UFRN foi criado em 1976. Foi reconhecido oficialmente pela Portaria 368/82, publicada no Diário Oficial da união em 13/09/82. A primeira reformulação curricular, após sua criação ocorreu em 1995.
Para atender às exigências das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para os Cursos de Engenharia, em 2005 foi elaborado e aprovado o novo PPC, compreendendo uma carga horária de 3.930 horas.
Em 2009, a UFRN adotou para alguns dos seus cursos, principalmente de Engenharia, o modelo de formação em dois ciclos. Este modelo, seguido na Europa e em outros países, propõe que o aluno ingresse na Universidade em um curso generalista e, ao concluí-lo, faça opção por uma formação profissional nos cursos oferecidos na modalidade.
O Colegiado do Curso de Engenharia Mecânica aderiu ao modelo de dois ciclos em 2009. A formação de primeiro ciclo que permite o acesso a vários cursos de Engenharia na UFRN passou a ser ministrada pelo Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BC&T).
Neste contexto, surgiu a necessidade de efetuar uma nova reforma curricular para adequar o Curso de Engenharia Mecânica diurno ao modelo de dois ciclos.
O Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI/2006) do governo Federal deverá possibilitar as condições de infraestrutura e recursos humanos necessários à reestruturação do MEC/D e implantação do MEC/N da UFRN.
Atualmente, a oferta anual do Curso de Engenharia Mecânica da UFRN são 130 vagas , sendo 40 vagas por semestre para o curso diurno e 25 vagas por semestre para o curso noturno.
Telefone/Ramal:
E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento