Apresentação

 

O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (Bacharelado), com currículo reformulado em 2004,  é coordenado pelos departamentos de Ciências Sociais e de Antropologia, agrupando docentes e discentes em torno de grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, ensino e extensão, laboratórios e cursos de pós-graduação.  


O curso de graduação proporciona uma formação intelectual de forma abrangente, aliando elementos científicos e humanísticos. A proposta do curso é formar bacharéis para as funções de planejamento, assessoria e pesquisa nas áreas de Antropologia, Ciência Política e Sociologia.


O trabalho monográfico, ao lado das bolsas de iniciação científica, de extensão e de monitoria, é entendido como uma experiência prévia fundamental para a consolidação de uma elaboração intelectual própria em nível de graduação, à formação em pesquisa científica, bem como uma preparação para a entrada na pós-graduação. Dessa forma, ao longo do curso, a participação do discente em LABORATÓRIOS, GRUPOS de PESQUISA e PROJETOS DE EXTENSÃO é incentivada. As parcerias com instituições de pesquisa, ensino, fomento, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, agências governamentais e agências de cooperação internacional é sempre procurada visando uma inserção profissional do formando. 

Durante a pandemia, a comunicação se faz por email: 

Secretaria

Tarcisio Medeiros

coocs.cchla@gmail.com 

coocs@cchla.ufrn.br

 whatsap institucional 84 99193-6413

 

Coordenação

 PROFA.DRA. ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS

eliane.tania@ufrn.br

 

Vice-Coordenação

PROF. DR. RODRIGO SUASSUNA FIGUEIREDO

rodrigo.suassuna@ufrn.br

 

Conheça o curso, os grupos de pesquisa, as atividades de extensão, os eventos científicos e atividades acadêmicas, os laboratórios, os departamentos, os docentes.

 

ESTRUTURA DO CURSO

O curso oferece 50 vagas no turno da manhã, com início do ano letivo sempre no primeiro semestre. Os primeiros níveis do curso são constituídos por disciplinas introdutórias de caráter geral, incluindo as disciplinas "Filosofia 1", "Teoria do Conhecimento", "Historiografia Brasileira" e “Prática de Leitura e Produção de Texto 1 e 2”, visando melhorar a interpretação e a redação de textos, especialmente os de caráter acadêmico. Além de disciplinas teóricas, o formando terá que cursar disicplinar práticas (Atividade Curricular em Comunidade, oficinas qualitativas e quantitativas), disciplinas optativas e avançadas. 

Enfim, para incentivar os formandos a se engajar na vida acadêmica, deverá completar 210 horas de Atividades Acadêmico-científico-culturais.

A duração mínima para integralização dos créditos é de quatro anos e a máxima de seis anos. A monografia é obrigatória para se tornar bacharel em Ciências Sociais, integralizando, ao todo, 2.520 horas.

 

MONOGRAFIA

Para colar grau é exigida a elaboração de monografia de final de curso, sendo orientada por um professor, em média, ao longo de um ano. Nesse exercício, o desafio é articular teoria e prática no equacionamento intelectual de temas e questões de pesquisa que o formando deverá levantar, problematizar e buscar os suportes bibliográficos e documentais. A monografia é apresentada publicamente e apreciada por uma banca examinadora constituída por três professores, sendo um deles o orientador. 

 

PROGRAMAS DE MONITORIA E DE TUTORIA

Grupo PET.

O Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais foi criado no ano de 1995. Congrega 12 (doze) alunos bolsistas do Cnpq, sob a orientação e acompanhamento de um professor tutor. 

O PET conta com uma sala de estudos e de reuniões e com uma estrutura básica de informática com acesso à Internet à cabo. Além da programação específica de formação de seus bolsistas, o PET do Curso promove eventos acadêmicos abertos para os demais alunos.

 

MONITORIA

Nos programas de monitoria, o aluno bolsista participa como monitor, atuando junto ao professor nas disciplinas cobertas pelo projeto específico. Entre outras atividades, estes monitores auxiliam os alunos do curso na elaboração de fichamentos, resumos, principalmente nos dois níveis iniciais do curso, quando o choque da passagem do ensino médio para o ensino universitário está sendo vivenciado e a familiaridade com a elaboração acadêmica ainda é incipiente. 

 

 

 

 

 

 

GRUPOS DE PESQUISA E PROJETOS DE EXTENSÃO

É desejável que o aluno se insira em grupos de pesquisa, participe de atividades de extensão, eventos científicos e atividades acadêmicas organizadas pelos grupos de pesquisa, laboratórios, departamentos e cursos de graduação e pós-graduação das áreas temáticas.

 

Iniciação científica

As atividades de pesquisa visam despertar o interesse e estimular a participação de estudantes no desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação.

O aluno bolsista ou voluntário irá desenvolver um plano de trabalho elaborado por um professor orientador.

Há editais de Iniciação científica publicados pela Pró-reitoria de Pesquisa http://www.propesq.ufrn.br/documento.php?id=98830044

 

Extensão

 As atividades de extensão visam fortalecer as relações universidade/sociedade e contribuir, através da realização de diferentes ações acadêmicas, para a discussão de temas da sociedade contemporânea (cursos e projetos de atualização). 

Há editais de Iniciação científica publicados pela Pró-reitoria de Extensão http://www.proex.ufrn.br/editais/lista

 

Laboratórios

Os laboratórios se constituem em espaços articuladores de iniciativas de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos Departamentos das Ciências Sociais e da Antropologia, do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

 

LABEPECS

O Laboratório de Ensino Pesquisa e Extensão em Ciências Sociais (LABEPECS), ligado aos Departamentos de Ciências Sociais e Antropologia, foi criado em 202, Realiza atividades em que pretende responder aos desafios postos às ciências sociais a partir de duas frentes. A primeira discutindo os problemas do curso com os alunos e docentes na perspectiva de encontrar formas de enfrentá-los. A segunda, promover atividades de reflexão e formação acerca dos desafios colocados às Ciências Sociais em um momento histórico atravessado por mudanças profundas e disruptivas. 

Segue o instagram do laboratório - https://www.instagram.com/labepecs.ufrn/?hl=pt-br 

 

LabEtnogrIS  

O Laboratório de Etnografia, Imagem e Som, criado em 2017, é ligado ao Departamento de Antropologia (DAN). Proporciona um apoio técnico às atividades realizadas pelos grupos de pesquisa, oferece treinamento etnográfico, à  pesquisa, à extensão e produção de material sonoro e audiovisual para os discentes da graduação e da pós-graduação que escolham a Antropologia como opção disciplinar.

 

 

REVISTAS

Quatro revistas são ligadas aos departamentos e pós-graduações de Ciências Sociais e Antropologia : a Chronos (https://periodicos.ufrn.br/cronos - https://www.instagram.com/revistachronos/ ), a Inter-Legere (https://periodicos.ufrn.br/interlegere/issue/view/1129 https://www.instagram.com/revistainterlegere/), a Equatorial ( https://periodicos.ufrn.br/equatorial https://www.instagram.com/revista_equatorial/ ) e a Vivência - Revista de Antropologia (https://periodicos.ufrn.br/vivencia e https://www.instagram.com/rvppgas/)

 

AUXILIOS

Além das bolsas de pesquisa, de extensão e de apoio técnico, existem diferentes auxílios disponibilizados através de editais da Pro-reitoria de Assuntos Estudantis: são bolsas e auxílios nas modalidades de alimentação, transporte, residência, creche, óculos e atleta  http://www.proae.ufrn.br/documento.php?id=135820898 

Entre em contato para saber mais sobre os auxílios Alimentação, Transporte e Moradia (Com Assistente Social - SEBTT)

 

 

O CURSO DE GRADUAÇÃO PROPORCIONA UMA FORMAÇÃO INTELECTUAL DE FORMA ABRANGENTE, ALIANDO ELEMENTOS CIENTÍFICOS E HUMANÍSTICOS. 

A PROPOSTA DO CURSO É FORMAR BACHARÉIS PARA AS FUNÇÕES DE PLANEJAMENTO, ASSESSORIA E PESQUISA NAS ÁREAS DE ANTROPOLOGIA, CIÊNCIA POLÍTICA E SOCIOLOGIA.

 

 

 

COOCS@CCHLA.UFRN.BR

 

Nossa página:

http://www.graduacao.ufrn.br/C.Sociais.Bach

O CURSO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (Bacharelado), com currículo reformulado em 2004, é coordenado pelos departamentos de Ciências Sociais e de Antropologia, agrupando docentes e discentes em torno de grupos de pesquisa, projetos de pesquisa, ensino e extensão, laboratórios e cursos de pós-graduação.  

O trabalho monográfico, ao lado das bolsas de iniciação científica, de extensão e de monitoria, é entendido como uma experiência prévia fundamental para a consolidação de uma elaboração intelectual própria em nível de graduação, à formação em pesquisa científica, bem como uma preparação para a entrada na pós-graduação.

Dessa forma, ao longo do curso, a participação do discente em LABORATÓRIOS, GRUPOS de PESQUISA e PROJETOS DE EXTENSÃO é incentivada. As parcerias com instituições de pesquisa, ensino, fomento, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, agências governamentais e agências de cooperação internacional é sempre procurada visando uma inserção profissional do formando. 

 

HISTÓRICO

O Curso de Ciências Sociais da UFRN teve sua origem na Faculdade de Sociologia e Política da Fundação José Augusto, órgão de cultura, ligado ao Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Na UFRN. Foi criado e autorizado pelo Decreto Federal 74.211 de 24/06/1974, e reconhecido pelo Decreto Federal 77.363 de 01/04/19766, tendo se vinculado ao então Departamento de Estudos Sociais. Este, transformado posteriormente em Departamento de Ciências Sociais, unidade acadêmico administrativa que, desde então, tem sido responsabilizada pelo oferecimento de seu principal aporte material e humano, seguido pelo Departamento de Antropologia, desmembrado daquele e tendo reconhecida sua autonomia desde março de 2000. 

No primeiro ano de sua existência, o curso funcionou apenas como Licenciatura Plena. Em 1975 ampliou sua estrutura com a criação do Bacharelado, com habilitações em Antropologia, Ciência Política e Sociologia. Posteriormente, bacharelado e licenciatura tornaram-se ramificações possíveis (opções curriculares) de um único Curso que foi reformulado em 2004. Em 2020, é dividido entre o curso de licenciatura e de bacharelado. 

 

 

 

 


Coordenação do Programa: ELIANE TANIA MARTINS DE FREITAS

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Título do Profissional: Nenhum conteúdo disponível até o momento Área de Conhecimento CNPQ: Ciências Humanas Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial Endereço Alternativo: http://coocs.cchla@gmail.com
Calendário Fique por dentro dos eventos relacionados ao nosso Calendário Acadêmico.
  • 10/01/2024 - 17/01/2024 · Matrícula para o período 2024.1.
  • 26/02/2024 · Início do período letivo 2024.1.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa11-producao.info.ufrn.br.sigaa11-producao