O curso de especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio visa contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula. Trata-se de uma perspectiva que compreende a construção e aquisição do conhecimento por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo, que assegure aos alunos e alunas da Educação Básica o direito de aprender. Esse processo se inicia com o professor-cursista construindo o conhecimento teórico e metodológico e reconstruindo os seus saberes e práticas.
A intenção é desenvolver um curso de formação pautado na dinâmica e na necessidade oriunda do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Parte-se da ideia de que o processo formativo do profissional da educação, como de qualquer outra área, é considerado como sendo contínuo. Desse modo, na condição de sujeitos da educação é fundamental fortalecer uma formação permanente que contemple os seguintes aspectos:
o fortalecimento do compromisso com a melhoria da qualidade de ensino e da aprendizagem;
o incremento na postura crítica e reflexiva acerca do ato educativo;
a construção de uma visão mais ampla do espaço escolar e da sala de aula e sua articulação com o ambiente escolar e com um projeto de sociedade;
a percepção das complexas relações entre a educação escolar,o ensino, a cultura, a tecnologia, a sociedade e o ambiente como uma das possibilidades de nos colocarmos no mundo moderno;
A valorização do professor por meio do aprimoramento de sua formação;
compreensão do papel do componente curricular Sociologia na formação dos estudantes da Educação Básica.
Por certo, ao se desvelar as necessidades objetivas no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar, ao se questionar e problematizar a prática pedagógica e o trabalho docente como práticas sociais, com vistas a fortalecer a ação docente na escola.
Pretende-se, pois, oferecer cursos que sensibilizem e mobilizem o professor, cada vez mais, para a melhoria do ensino, da aprendizagem e, assim, se possa avançar na direção da garantia do direito de todos e de cada um aprender. Daí a importância de assegurar uma formação que possibilite ao professor compreender que para além do título de especialista e dos ganhos na carreira, é urgente mudanças nas posturas e práticas em sala de aula.
Essas mudanças, por sua vez, devem ocorrer na direção de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo para o professor e para o aluno, possibilitando ao educando se perceber e atuar como sujeito/autor do conhecimento, tornando a sala de aula espaço de discussões, pesquisas, descobertas e não um ambiente amorfo, de mera repetição e reprodução de ideias, conceitos e pré-conceitos.
A proposta formativa do Curso deve dialogar, permanentemente, com a sala de aula, com a prática docente, com a escola, a partir de uma sólida fundamentação teórica e interdisciplinar que contemple aspectos relativos à metodologia de ensino, aos saberes e conhecimentos dos conteúdos específicos da área de formação, à escola, ao aluno e ao próprio trabalho docente.
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