Apresentação

A Anatomia Humana no estado do Rio Grande do Norte nasceu na década de 50 antes da federalização da UFRN, ainda na antiga Faculdade de Medicina, onde funcionou até o início da década de 80. Ao longo de sua trajetória muitos docentes dedicaram seu esforço e tempo para formação de todos os profissionais da área de saúde e biológicas do estado Rio Grande do Norte. Somente no início da década de 90, outras instituições implantaram a disciplina de anatomia no RN, contando com discípulos formados pelos professores da UFRN e atualmente a disciplina está consolidada em diversos modelos de ensino-aprendizagem em instituições públicas e privadas no estado.

A disciplina de Anatomia Humana é um componente curricular regular nos cursos de graduação das áreas biológicas e da saúde, no entanto, as reformas curriculares as quais esses cursos foram submetidos ao longo das últimas décadas, provocaram redução significativa na carga-horária ofertada pela Anatomia Humana aos referidos cursos. Além disso, muitos cursos da área biomédica e da saúde têm nascido com uma carga horária de Anatomia Humana reduzida e sendo ministrada sem que os alunos tenham contato com a melhor ferramenta de ensino de anatomia que é o cadáver. Isto inclui muitos cursos de Medicina que não utilizam o cadáver para dissecação e consolidação dos processos de ensino e aprendizagem.

A formação do Anatomista depende de uma carga-horária mínima de 360 horas, incluindo nesse processo a dissecação de corpos e um conjunto de técnicas para preparação de material didático voltados ao ensino de anatomia, desde técnicas de conservação de baixo custo, assim como técnicas de vanguarda como o método de plastinação. 

A plastinação consiste em método para conservação de espécimes através da retirada de água e gordura do espécime e sua substituição por polímeros plásticos, os quais penetram na peça anatômica em virtude do vácuo.  É uma técnica refinada que tem se expandido no mundo e novos laboratórios de plastinação têm sido criados no Brasil, necessitando de mão de obra especializada que é escassa atualmente. Nesse contexto, a graduação em cursos das áreas biológicas ou saúde não é suficiente para formação de profissionais anatomistas com esse perfil.

Por acreditar na importância da Anatomia Humana para formação dos profissionais das áreas de saúde e biológicas, o Departamento de Morfologia da UFRN abre vagas para formação da primeira turma de Especialização em Anatomia, Dissecação e Plastinação. A referida especialização terá um total de 360 horas, ministradas por um corpo docente altamente qualificado e experiente. A formação estará dividida em 13 módulos, com a produção de um segmento corporal plastinado (TCC) por cada aluno participante. O curso abordará todo o conhecimento da Anatomia Humana, com aulas teóricas, além de dissecação e plastinação nos laboratórios de Anatomia Humana e Dissecação e no Laboratório de Plastinação da UFRN, em caráter exclusivamente prático. Finalmente, os alunos serão imersos no método de plastinação através da produção dos modelos anatômicos dissecados para este fim (hands on), consolidando os processos de ensino-aprendizagem.

Coordenação do Programa: EXPEDITO SILVA DO NASCIMENTO JUNIOR

Telefone/Ramal: (84) 9917-12607

E-mail: expedito.nascimento@ufrn.br

Período do Curso: 03/03/2023 à 31/10/2024 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Semi-Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao