O objetivo geral do curso de Letras - Português e Inglês da Faculdade de Engenharia, Letras e Ciências Sociais do Seridó (FELCS) é formar professores nas áreas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas literaturas para atuarem na Educação Básica, em instituições de Ensino Fundamental (6º ao 9º anos) e de Ensino Médio (1ª à 3ª séries), Educação de Jovens e Adultos (EJA) e em contextos não escolares, com competência para lidar com as questões de linguagem de forma crítica, dando ênfase à utilização das diversas formas de linguagens nos múltiplos contextos comunicativos e nas interações sociais, levando em consideração as diversidades socioculturais, linguísticas e literárias.
Os objetivos específico são:
● conhecer as teorias linguísticas, literárias e pedagógicas que
alicerçam o processo de ensino e aprendizagem de língua e
literatura;
● desenvolver a competência reflexiva sobre os fenômenos linguísticos
e literários, fundamentados em teorias sobre a linguagem e a
literatura;
● abordar problemas e questões referentes aos usos linguísticos e ao
ensino da língua sem preconceitos de qualquer natureza;
● considerar o objeto de ensino de línguas (textos) e as teorias
linguísticas que o embasam;
● fundamentar sua prática na concepção interacional da linguagem,
voltando-se para o perfil de um aluno competente linguisticamente;
● analisar a legislação que rege a educação nos níveis de Ensino
Fundamental e Médio, nomeadamente a Base Nacional Comum
Curricular (BNCC) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Básica
(LDB 9694/96);
● empregar, no exercício da docência, metodologias de ensino que
facilitem o aprendizado dos alunos;
● utilizar os gêneros literários como instrumento de humanização e
formação cidadã;
● buscar o aperfeiçoamento dos saberes teóricos sobre a língua e a
literatura;
● utilizar a ética na sua profissão de educador, respeitando a liberdade
dos alunos e dos colegas, estimulando a iniciativa, a criatividade e a
participação, mesmo que não haja concordância de pontos de vista;
● desenvolver com responsabilidade e compromisso ético as atividades
inerentes à profissão docente;
● buscar a valorização de sua profissão e a promoção da sua área de
conhecimento e de sua atuação;
● utilizar novas tecnologias aplicadas à educação e recursos digitais
que contribuam para a construção do conhecimento;
● adotar uma visão crítica das perspectivas teóricas adotadas nas
investigações linguísticas e literárias que fundamentam sua prática
pedagógica;
● valorizar os diferentes contextos culturais, percebendo a diversidade
como vantagem pedagógica; e
● participar do Projeto Pedagógico da escola e da construção de
valores democráticos.
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