Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - DENIS DOS SANTOS HILÁRIO

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.


Discente: DENIS DOS SANTOS HILÁRIO


Título: GEOMORFOLOGIA CÁRSTICA NO MONUMENTO NATURAL CAVERNAS DE MARTINS, SEMIÁRIDO BRASILEIRO

Orientador: Prof. Davi do Vale Lopes


Data: 22/03/2024


Horário: 14:00 h

 

Local: Laboratório de Geomorfologia e Sedimentologia Aplicada (CERES-UFRN)

 

Resumo: O termo carste é amplamente utilizado associado ao processo de dissolução em rochas carbonáticas, porém, atualmente, também é aceito para o processo de dissolução em diferentes tipos de rochas, como evaporitos, quartzitos, arenitos, entre outros. No semiárido brasileiro existe uma carência de estudos associados ao processo de carstificação em mármore. O objetivo deste trabalho foi fazer uma caracterização da geomorfologia cárstica no Monumento Natural Cavernas de Martins, no semiárido brasileiro. Realizou-se revisão bibliográfica sobre a temática. Realizou-se atividades de campo no município de Martins-RN, com ênfase na caverna denominada “Casa de Pedra”. Realizou-se identificações e descrições das feições cársticas e a confecção de produtos cartográficos em ambiente SIG, com uso do software QGIS. O relevo foi compartimentado em sete unidades: Planícies e Terraços Fluviais; Superfície Sertaneja I; Superfície Sertaneja II; Superfície Dissecada; Inselbergues; Serra; Chapada. Foram identificadas e analisadas sete conjuntos de formas/feições: i) formas associadas ao gotejamento do teto; ii) associadas ao gotejamento basal; iii) associadas aos fluxos hídricos; iv) feições de dissolução; v) feições de precipitação; vi) feições estruturais; vii) formas associadas a processos gravitacionais. Devido às singularidades da área de estudo, é necessário de maneira urgente a criação do plano de manejo da Unidade de Conservação com a finalidade da sua conservação/preservação. As cavernas de Martins representam um importante sítio de interesse geocientífico, com feições ímpares para o contexto regional que auxiliam no entendimento da evolução e gênese de relevos cársticos e das mudanças ambientais experimentadas na região ao longo do tempo geológico.


Notícia cadastrada em 05/03/2024 18:06  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao