News > Semana da Física - 27 de novembro a 1 de dezembro - Palestras Ensino de Física/Astronomia/Afins

Semana da Física - 27 de novembro a 1 de dezembro - Palestras Ensino de Física/Astronomia/Afins
Em todas as atividades, haverá lista de presença e certificado.
----
Presenciais - Auditório do DFTE - Veriquem horários na página do Evento - https://sites.google.com/view/semana-da-fisica-ufrn-2023/p%C3%A1gina-inicial
Flávia Polati Ferreira (UFRN)
“Relato de Experiências: PIBID"
--------------------------------------
"Residência Pedagógica em Física: Características, Desafios e Possibilidades"
Do ponto de vista formativo, a Residência Pedagógica em Física (RP Física) vem somar esforços ao propiciar a formação de um profissional em educação, sem, contudo, descuidar de uma sólida base de conhecimentos atualizados da Física e do Ensino de Física. Em linhas gerais, visareconhecer as instituições de educação básica como espaços de formação docente inicial e continuada, estimulando o protagonismo dos professores de Física e da comunidade escolar em um processo de ensino-aprendizagem dialógico. Também busca orientar a formação dos residentes e preceptores em Física na perspectiva de uma escola inclusiva e democrática a partir de práticas colaborativas, pautadas em postura ética.
Equipe: Milton Thiago Schivani Alves, Kevin Gabriel Alves Dantas, Ellen Laianny Torres Targino e Rodrigo Rufino Xavier.
-------------------------------------
"MARTE: Sistema de RPG" - Pablo Henrique Eugênio Bezerra (UFRN)
Os jogos de interpretação de papéis, uma tradução livre em português para RPG, funcionam com base em elementos teatrais nos quais os jogadores interpretam diferentes personagens durante a contação de uma determinada história. Todavia, o uso do RPG em sala de aula com fins didáticos específicos, como o de problematizar temas e conceitos científicos, requer cuidados para que o universo de fantasia fantástica não introduza elementos de incongruência ao jogo. Assim, nesta palestra será apresentado e discutido um RPG pedagógico (modelo clássico de mesa) sobre os desafios de uma missão até o planeta Marte (temática frequente em pauta na grande mídia, em filmes e séries). Fundamentado na teoria das Inteligências Múltiplas, o jogo construído permite a criação de personagens com um total de oito atributos: Espacial-Visual, Verbo-Linguística, Lógico-Matemática, Corporal-Cinestésico, Interpessoal, Intrapessoal, Naturalista e Musical. Utilizando apenas o livro de instruções (disponível gratuitamente em repositório institucional), dados simples de seis faces, lápis e papel, a imaginação e a capacidade adaptativa dos estudantes ao inesperado podem ser exercitadas constantemente nas quatro principais etapas da aventura: recrutamento; decolagem e viagem; pouso em solo marciano; missões de campo. Este RPG destaca-se pela versatilidade, podendo ser utilizado em diferentes níveis de ensino e disciplinas escolares, além de possibilitar que os estudantes sejam protagonistas do seu próprio aprendizado e inseridos em situações-problema sobre temas como matrizes energéticas, recursos hídricos, protocolos de biossegurança, análises de solos e rochas, trabalho em equipe na resolução de problemas complexos, dentre outros.
----------------------------
"Do Sonho à Realização: Jornadas de Ex-Estudantes da UFRN" - Milton Thiago Schivani Alves (UFRN)
Nesta palestra será apresentado um panorama geral do livro homônimo o qual reúne histórias autobiográficas de pessoas na luta para conquistarem os seus sonhos: pessoal e profissional. A jornada de cada autor, todos oriundos da educação básica pública e ex-estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, revela exemplos que servem para desconstruirmos os preconceitos que tendem a limitar ou impedir o nosso caminhar. Questões sobre ser mulher em uma sociedade machista, sobre a solidariedade em contextos sociais cada vez mais capitalista/individualista, sobre o preconceito em razão de situação econômica e/ou em relação à homossexualidade, a luta por uma sociedade inclusiva, dentre outros tantos temas, estão presentes ao longo de toda a obra. Nesse sentido, é também um registro sobre a importância das políticas públicas de inclusão e de acesso à educação. A partir das diversas narrativas é possível observar como a presença dessas políticas ou a falta delas impactam a trajetória de vida das pessoas e, por conseguinte, dos autores.
----------------------------------
Palestras online
"História das Ciências: o Passado Construindo um Futuro Mais Justo” - Thaís Cyrino de Mello Forato (UNIFESP)
Segunda-feira, 27 de novembro · 17h
Link da videochamada: https://meet.google.com/zej-wkxc-edi
----------------------------------------
"Astronomia Cultural: Desafios na Pesquisa e Divulgação" - Dr. Walmir Thomazi Cardoso (UFRJ)
Quinta-feira, 30 de novembro · 19h
Link da videochamada: https://meet.google.com/cor-xdvg-div
-----------------------------------------
"Aspectos Interseccionais do Perfil do Professorado de Física na Educação Básica: Formação, Gênero, Raça e Tipo de Contratação no Brasil" - Maria Kamylla e Silva Xavier (EEEFM)
Quinta-feira, 30 de novembro · 20h
Link da videochamada: https://meet.google.com/cor-xdvg-div


Notícia cadastrada em 24/11/2023 10:59  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao