News > Semana da Física - 27 de novembro a 1 de dezembro - Palestras Temas de Física

Semana da Física - 27 de novembro a 1 de dezembro
Palestras sobre Temas de Física/Astronomia - Local: Auditório do DFTE
Verifique horários no site do evento: https://sites.google.com/view/semana-da-fisica-ufrn-2023/p%C3%A1gina-inicial

 

"Uma Jornada das Galáxias até o Mundo Quântico das Partículas" - Farinaldo da Silva Queiroz (UFRN)
Qual o segredo escondido nas estrelas? Elas revelam que a energia escura e a matéria escura são as componentes mais abundantes do universo. No seminário entenderemos o porquê. Posteriormente revisaremos algumas formas de buscar por sinais de Matéria Escura, como no Grande Colisor de Hádrons, em laboratórios subterrâneos localizados a 3 km no subsolo, e em grandes telescópios. Seja bem-vindo e bem-vinda ao mundo de Astropartículas.
-----------------------------
"Física do Petróleo" - Dr. Gilberto Corso (UFRN)
A exploração de petróleo e gás tem atrás de si muita tecnologia e muita física. Esta atividade faz uso de muitos métodos da geofísica, como a sísmica, para inferir a presença de hidrocarbonetos aprisionados em rochas porosas. A sísmica é um exemplo típico de problema inverso, uma explosão mecânica é produzida na superfície da terra, uma onda acústica se propaga pelo meio rochoso, reflete nas camadas profundas da terra e é registrada na superfície. A partir da reflexão da onda nas camadas geológicas é então possível construir uma imagem da subsuperfície.
-------------------------------
"Complexidade" - Madras Viswanathan Gandhi Mohan (UFRN)
O que é um sistema complexo? Quais as características de um sistema complexo? Por que é mais dificil estudá-las? Como medir a complexidade? Qual o menor número inteiro positivo que não pode ser definido em menos de 20 palavras em português? Irei abordar estas e outras perguntas em um nível introdutório. Discutirei a relevância para questões contemporâneas, com perspectiva para o futuro.
------------------------------
"A Espectroscopia Mössbauer e sua Importância na Caracterização de Materiais." - Marco Antonio Morales Torres (UFRN) -
A espectroscopia Mössbauer é uma técnica nuclear, não-destrutiva, utilizada na investigação das propriedades estruturais, magnéticas e química de diferentes materiais sólidos. A técnica é elemento seletivo e revela diferentes caraterísticas dos materiais através do átomo sonda Mössbauer, entre elas: estados de carga, simetria, estado magnético, composição química. Trata-se, portanto, de uma poderosa ferramenta de caracterização de materiais nas áreas de física, química, metalurgia, geologia e biologia. Neste seminário serão apresentados os fundamentos da técnica e suas aplicações em diversas áreas de ciência, assim como as facilidades experimentais do espectrômetro instalado no Laboratório de Espectroscopia Mössbauer do departamento de Física da UFRN.
--------------------------------
“Muito Além das Ondas Sonoras” - Dory Hélio Aires de Lima Anselmo (UFRN)
As ondas sonoras, juntamente com as ondas eletromagnéticas, formam os fenômenos ondulatórios mais estudados na física do ensino médio e nos primeiros anos do ensino superior. No entanto, existem muito mais ondas a explorar! Neste colóquio, irei falar dos fônons, magnons, polaritons, plasmons etc. Todas são ondas muito interessantes que se propagam no interior da matéria.
-------------------------------
"Um Século da Descoberta das Galáxias e suas Implicações para a Cosmologia" - Rodrigo Fernandes Lira de Holanda (UFRN)
Há pouco mais de 100 anos, não conhecíamos a existência de outras galáxias, o nosso universo era restrito a Via Láctea e considerado, até então, estático. Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble, utilizando um telescópio de 2.5 metros, descobriu a existência de outras galáxias para, logo em seguida, descobrir observacionalmente a expansão do universo. Neste seminário, discutiremos as principais características destas estruturas, tais como, classificação morfológica, luminosidade, distribuição espacial, evolução, etc. Em particular, discutiremos a importância para a astrofísica/cosmologia dos aglomerados de galáxias, que são as maiores estruturas ligadas gravitacional, compostas por centenas de galáxias. As mais recentes descobertas observacionais nesta área serão apresentadas.
-----------------------------
“Física Médica: Formação e Atuação no Mercado de Trabalho” - Márcia de Carvalho Silva (EBSERH-HUOL)
A Física Médica é o ramo da física aplicada à medicina em áreas como Radiologia, Radioterapia, Medicina Nuclear, Proteção Radiológica entre outras. A importância da atuação do físico médico no desenvolvimento, aplicação e otimização de técnicas e equipamentos de diagnóstico e tratamento de doenças é reconhecida por entidades internacionais como a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA). Nesta apresentação, será mostrada como é a formação do estudante nesse ramo da Física, suas principais especialidades e credenciamentos necessários, oportunidades no mercado de trabalho além de exemplos do dia a dia do trabalho de um físico em um hospital e suas relações com os outros profissionais do ambiente hospitalar. Pretende-se, portanto, apresentar um panorama geral desta importante e desafiadora profissão.
-----------------------------
"O Futuro da Astronomia na Era dos Telescópios Gigantes" - Bruno Leonardo Canto Martins (UFRN)
O avanço tecnológico na construção de telescópios está abrindo novas perspectivas e possibilitando grandes avanços na área da Astronomia. Os telescópios gigantes, como o Extremely Large Telescope (ELT) e o Giant Magellan Telescope (GMT), são projetados para coletar e analisar dados astronômicos com uma precisão e sensibilidade sem precedentes. Eles serão capazes de captar luz de estrelas e galáxias distantes, permitindo-nos estudar o universo nas escalas mais amplas e aprofundar nosso conhecimento do cosmos. Esses telescópios possuem espelhos primários extremamente grandes, com diâmetros de dezenas de metros, o que lhes confere uma capacidade de coleta de luz muito superior aos telescópios convencionais. Combinados com instrumentos avançados, como espectrógrafos de alta resolução e câmeras de última geração, eles nos permitirão investigar uma ampla gama de fenômenos astronômicos. Entre os principais avanços estão a descoberta e o estudo de exoplanetas, a investigação da formação e evolução de galáxias, a compreensão da matéria escura e da energia escura, a investigação de buracos negros e a busca por sinais de vida extraterrestre. Em resumo, esses instrumentos revolucionários nos permitirão explorar o cosmos de maneiras que antes eram inimagináveis, expandindo nosso entendimento do universo e nos aproximando cada vez mais das respostas para algumas das perguntas mais profundas sobre a natureza do espaço e do tempo.
----------------------------------
"Métodos Computacionais Aplicados a Nanoestruturas Bidimensionais" - Sérgio André Fontes Azevedo (UFPB)
Desde que o grafeno foi sintetizado, em 2004, estruturas bidimensionais têm atraído bastante atenção. Tais nanoestruturas podem apresentar uma extensa variedade de propriedades eletrônicas, estruturais e mecânicas. Entretanto, o grafeno por ter um caráter metálico, não é apropriado para o uso em alguns dispositivos eletrônicos, como por exemplo o transistor. Uma possibilidade, é a substituição total de átomos carbono, pela alternância de átomos de boro ou nitrogênio, formando um nitreto de boro hexagonal, que resulta na abertura do gap de energia levando a estrutura a se comportar como um isolante, com “gap” largo. Uma possibilidade interessante é a substituição parcial de átomos de carbono por átomos de boro ou nitrogênio, levando-os a formação de compostos ternários, chamados de BxCyNz, os quais podem apresentar diferentes estequiometrias. Tais estruturas, em forma de monocamada, foram recentemente sintetizadas. Esses compostos são interessantes, pois permite, em princípio, que as propriedades de condução sejam controladas através da incorporação de átomos de carbono ou BN. Nesta apresentação, pretendemos mostrar resultados recentes obtidos, através de métodos computacionais, das propriedades de condução, mec6anicas e óticas destes sistemas bidimensionais. Além disso, discutiremos possíveis aplicações destas nanoestruturas bidimensionais em dispositivos eletrônicos.
--------------------------------
"Informações Científicas na Carta de Pero Vaz de Caminha" - Carlos Chesman de Araújo Feitosa (UFRN)
Será apresentado quais são as informações científicas da Carta considerada a Certidão de Registro do Brasil pela dinastia Avis da Coroa Portuguesa em 1500. Essas informações foram analisadas fisicamente e levam a conclusões da chegada da esquadra cabralina no litoral norte do RN.
------------------------------
"Astronomia Cultural: Desafios na Pesquisa e Divulgação" - Walmir Thomazi Cardoso (UFRJ)
A Astronomia Cultural é um campo de pesquisa interdisciplinar cujo conteúdo tem interessado pesquisadores de campos das ciências naturais, educadores e divulgadores científicos. Assim como em outras áreas interdisciplinares, a Astronomia Cultural ou Astronomia nas Culturas pode ser de grande ajuda para ampliar as nossas concepções sobre as investigações de grupos humanos distintos com respeito a tudo que nos cerca e envolve as relações céu-terra (cosmopercepções). Quais são os principais desafios que se apresentam com relação ao estudo científico e difusão desses conhecimentos?


Notícia cadastrada em 24/11/2023 10:32  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao