Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Jessiana Mércia dos Santos

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: JESSIANA MÉRCIA DOS SANTOS


Título: COMPREENDENDO O CONTEXTO SOCIOESPACIAL DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA EM CAICÓ – RN: UM ESTUDO COMPARATIVO

 

Orientador: Prof. Iapony Rodrigues Galvão

 

Data: 14/07/2023

 

Horário: 17:30 h

 

Local: Sala A5, Bloco A - CERES/UFRN (meet.google.com/xwp-qjth-kff)

 

Resumo: A presente pesquisa buscou compreender sobre o contexto socioespacial das escolas caicoenses que possuíam alunos com o Transtorno do Espectro Autista - TEA, enfocando em duas escolas, sendo uma localizada na porção mais central da cidade, no bairro Penedo, mais precisamente no interior de uma instalação militar do exército e a outra escola localizada no bairro João XXIII, situado na Zona Oeste do espaço urbano caicoense. Desta forma, para a compreensão da problemática acima apresentada, foram realizadas pesquisas em documentos oficiais e a literatura científica, as quais indicaram, por distintas ações e estratégias, a ampliação das garantias da participação do aluno com autismo nas classes comuns brasileiras (BRASIL, 2004, 2006 e 2013). Dentre elas, podemos destacar o modelo do Atendimento Educacional Especializado (AEE), preconizado pela Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva e o apoio do professor auxiliar ou acompanhante terapêutico. No entanto, durante a pesquisa de campo nas referidas instituições de ensino, ficou evidente que ainda haviam muitas dificuldades para que o o aluno com Autismo possa ser incluído de forma digna nas escolas do município de Caicó, uma vez que, na escola situada na área mais periférica do espaço urbano caicoense, não há salas para discentes com TEA. Desta forma, as famílias responsáveis por alunos com TEA, sofrem com a falta de interesse educacional e social do poder público caicoense com os autistas, além da ausência de um atendimento especializado, os quais são aspectos fundamentais para que essas crianças se desenvolvam. Assim, concluiu-se, a partir do levantamento acima realizado, que os educadores e profissionais da escola estejam atualizados sobre as melhores práticas no apoio a alunos com autismo. A participação em programas de educação continuada e treinamentos específicos pode ajudar a melhorar suas habilidades e conhecimentos, permitindo que ofereçam o suporte necessário, possibilitando, assim, que os alunos com TEA sejam efetivamente incluídos no contexto espacial caicoense, constituindo uma cidadania plena para os mesmos.


Notícia cadastrada em 13/07/2023 15:10  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao