Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Ana Santana Dantas da Silva

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: ANA SANTANA DANTAS DA SILVA


Título: A ESPACIALIDADE E O USO TECNOLÓGICO NA INDÚSTRIA BONELEIRA EM CAICÓ NO INICIO DO SÉCULO XXI: UM ESTUDO DE CASO

 

Orientador: Prof. Iapony Rodrigues Galvão

 

Data: 14/07/2023

 

Horário: 17:30 h

 

Local: Sala A7, Bloco A - CERES/UFRN (meet.google.com/xwp-qjth-kff)

 

Resumo: A região intermediária de Caicó, conhecida historicamente como Seridó potiguar, possuiu sua economia baseada nas atividades pecuarista e algodoeira, atividades que sofreram notórias reduções produtivas, em especial após a década de 1970. Para superar estas dificuldades, a indústria têxtil, em especial baseada na atividade boneleira, ganhou espaço, ampliado com o contexto globalizante e de produção flexível dos anos 1990. A atividade acima destacada ganhou notórias reconfigurações e ampliações tecnológicas em sua produção desde então, atendendo os ditames da economia capitalista globalizada e a ascensão de um meio técnico-científico-informacional, no qual ampliou o uso cada vez maior de máquinas na produção, reduzindo, também, o maior emprego da mão-de-obra local. Desta forma, a pesquisa em tela buscará compreender acerca das modificações na espacialidade caicoense a partir do aprofundamento do uso das tecnologias na produção de bonés, em especial neste início de século XXI, onde o emprego técnico, científico e informacional está cada vez mais evidente, dado o contexto de necessidade de ampliação da produção por parte do atual modo capitalista de produção, cada vez mais globalizada e, portanto, obedecendo a lógicas externas ao local onde ocorre a fabricação dos produtos boneleiros. Assim a partir da pesquisa bibliográfica e da pesquisa de campo em uma das fábricas que mais empregam as tecnologias mais avançadas para a produção boneleira, ficou evidente que há a necessidade de equalizar políticas públicas que possam criar alternativas mais duradouras para os trabalhadores, as quais não fiquem baseadas apenas no subemprego e na produção plenamente flexibilizada, cada vez mais presentes no atual contexto de expansão tecnológica da produção boneleira, afim de possibilitar dignidade e maior cidadania a população trabalhadora caicoense.


Notícia cadastrada em 13/07/2023 15:08  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao