Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Alexsandra Keylha Silva de Souza

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: ALEXSANDRA KEYLHA SILVA DE SOUZA


Título: A INDÚSTRIA TÊXTIL E O TRABALHO FEMININO EM PARELHAS (RN), NO ATUAL ESTÁGIO DA GLOBALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO

Orientador: Prof. Iapony Rodrigues Galvão

 

Data: 14/07/2023

 

Horário: 19:00 h

 

Local: Sala A5, Bloco A - CERES/UFRN (meet.google.com/xwp-qjth-kff)

 

Resumo: O atual contexto globalizante gerou notórias mudanças no mundo do trabalho, em diferentes perspectivas. A flexibilização da produção atingiu diferentes lugares mundialmente, e tal contexto também ocorreu no espaço potiguar, em especial na indústria têxtil, a qual expandiu-se fortemente no atual período globalizante, em especial neste início de século XXI. Assim, a presente pesquisa buscará compreender a Indústria têxtil e o trabalho feminino em Parelhas (RN), no atual estágio da globalização, a partir da análise das trabalhadoras em uma fábrica parelhense, caracterizando, assim, um estudo de caso. Para isso, será entendido o contexto socioespacial de constituição da indústria têxtil parelhense, associado a caracterização das trabalhadoras que realizam as atividades laborais nesta tipologia industrial e os desafios e perspectivas do trabalho feminino na mesma. Assim, como metodologia para o desenvolvimento da presente pesquisa, realizou-se pesquisas bibliográficas, análises de documentos e pesquisa de campo em uma fábrica parelhense, buscando entender, assim, as relações da globalização com a indústria têxtil, associada a expansão do trabalho feminino, numa perspectiva geográfica totalizante. Portanto, ao se discutir sobre a Indústria têxtil e o trabalho feminino em Parelhas (RN), no atual estágio da globalização, buscou-se aprofundar acerca das consequências sociais e espaciais da presença feminina neste ramo industrial, em especial num espaço tão desigual como o capitalista, afim de construir uma cidadania plena e igualdade para todas as trabalhadoras.


Notícia cadastrada em 13/07/2023 15:05  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao