Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Andreza Carla dos Santos

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: Andreza Carla dos Santos


Título: O PAPEL DAS CISTERNAS DE PLACA NA PROMOÇÃO DO ACESSO À ÁGUA EM JARDIM DE PIRANHAS-RN


Orientador: Prof. Leandro Vieira Cavalcante

 

Data: 13/07/2023

 

Horário: 08:00 h

 

Local: Laboratório de Estudos Rurais - CERES/UFRN

 

Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar projetos desenvolvidos no município de Jardim de Piranhas-RN que visam, além da convivência com o Semiárido, a promoção do desenvolvimento econômico e sustentável possibilidado por meio da garantia de acesso à água. Nesse sentido, o estudo buscou abordar o papel das cisternas de placas na garantia do acesso à água em comunidades rurais de Jardim de Piranhas, de modo particular na comunidade São Francisco. Foram realizadas entrevistas com dirigentes com algumas famílias que foram contempladas com cisternas a partir de projetos desenvolvidos no município. Os questionamentos visaram analisar as melhorias relacionadas à chegada das cisternas na comunidade, assim como a percepção da população beneficiada com a implementação dos projetos. Com base nos resultados apresentados na pesquisa, fica evidente a importância das cisternas como uma solução para enfrentar a escassez de água na região do Semiárido. Dessa forma, pode-se concluir que as cisternas são uma solução importante para as famílias, melhorando a qualidade de vida das pessoas e promovendo a sustentabilidade ambiental.


Notícia cadastrada em 06/07/2023 21:11  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao