Nouvelles > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Wagner Matheus Alves

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

Discente: Wagner Matheus Alves

Título: Percepção dos moradores sobre zoonoses: estudo de caso no município de São João do Sabugi/RN

Orientador: Prof. Ana Caroline Damasceno Souza

Data: 07/07/2023

Horário: 15:00 h

Local: Sala B4, Bloco B - CERES/UFRN

 

Resumo: A pesquisa tem como objetivo geral avaliar a percepção acerca de posse responsável, zoonoses e controle da população de cães e gatos de uma amostra de tutores de animais no Município de São João do Sabugi/RN. Este estudo é classificado como descritivo-exploratório, buscando compreender um fenômeno ou problema específico e explorá-lo para obter um melhor entendimento do mesmo. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica para embasar o estudo, um levantamento de campo (survey), utilizando um questionário como instrumento de coleta de dados. O estudo possui uma abordagem quantitativa e a amostra foi de natureza probabilística composta por 360 tutores de animais residentes no município de São João do Sabugi/RN. Por meio dos resultados obtidos, pode-se concluir que os participantes da pesquisa possuem carência de conhecimento em relação a alguns aspectos relacionados ao tema, pois constatou-se que boa parte deles apresenta dificuldades para conceituar o termo zoonose e alguns não adotam medidas de prevenção dessas doenças ou adotam da maneira inadequada. Com base nestes resultados, é possível afirmar a necessidade da tomada de iniciativas de disseminação de conhecimento que ampliem o saber da comunidade acerca de zoonoses, além da importância de implementação de medidas de controle da população de animais no Município.


Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.


Notícia cadastrada em 05/07/2023 11:07  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao