Notícias > A primeira aula de campo de História da Arte é realizada em 2022

O Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) promoveu em 2022 a primeira aula de campo de História da Arte, realizada no dia 10 de dezembro, com destino à João Pessoa (PB),  a aula de campo contemplou um grupo de 40 estudantes acompanhados pelos professores Dr. Everardo Ramos e Dra. Fabíola Alves, responsáveis pelas disciplinas de História da Arte II e História da Arte no Brasil, respectivamente. 


A viagem foi programada como uma aula de campo de História da Arte, objetivando o estudo do estilo Barroco (monumental e tropical) no Centro Cultural São Francisco e as exposições de Arte Sacra e Popular; o estudo da Arte Moderna regional no Espaço Cultural José Lins Rego, com visita programada no Memorial Abelardo da Hora e Galeria de Arte. O estudo do estilo e da cultura artística barroca é conteúdo previsto na ementa desses dois componentes de caráter obrigatório no currículo do Curso de Licenciatura em Artes Visuais. O conteúdo relativo à arte moderna no Nordeste faz parte do programa de História da Arte no Brasil. 


Vale observar que a aula de campo planejada é de suma relevância para a formação do professor de arte, pois no futuro, esse profissional deve trabalhar na educação básica tratando dos saberes históricos, da educação artística e patrimonial ligados ao fenômeno da Arte Barroca, Moderna e regional, conhecimentos previstos na Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 


A viagem foi realizada com financiamento da PROAE e do CCHLA, apoio da Coordenação do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (gestão 2021-2023) e do Projeto de Monitoria “O ofício do historiador da arte: formação e ensino”.  A viagem foi organizada pelos professores Fabíola Alves e Everardo Ramos, as monitoras Lirith Macário dos Santos e Ana Carolina Alves de Lima. 


Mais infornações em: https://www.ufrn.br/imprensa/noticias/66784/curso-do-deart-realiza-aula-de-campo-de-historia-da-arte



Notícia cadastrada em 21/12/2022 13:54  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao