Notícias > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Mikael da Silva Araújo

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

 

Discente: Mikael da Silva Araújo

Título: Relações solo-vegetação no município de São Bento – PB

Orientador: Prof. João Santiago Reis

Co-orientador: Prof. José João Lelis Leal de Souza

Data: 12/12/2022

Horário: 19:00 h

Local: Sala 

Resumo: A região semiárida do Brasil apresenta características ambientais que condicionam a formação de diferentes unidades pedológicas e florísticas, sendo denominada de Domínio Morfoclimático das Depressões Intermontanas e Interplanálticas Semiáridas e Domínio Fitogeográfico da Caatinga. O trabalho objetiva analisar as características físicas, químicas e morfológicas de solos, atrelado a um levantamento florístico no município de São Bento-PB, sertão central da Paraíba. Para analisar as relações entre solo e composição florística, foram utilizados dados secundários de solo e cobertura vegetal que deram suporte na escolha do levantamento dos dados primários em campo. Foi realizado levantamento florístico através de parcelas, foram realizadas descrições morfológicas, análises físicas e químicas de perfis de solos. Como resultados, foram observadas três áreas com características ambientais distintas: P1-  Luvissolo Crômico Órtico léptico e vegetação de Caatinga aberta caducifólia; P2 - Cambissolo Háplico Ta Eutrófico léptico e vegetação subcaducifólia arbórea densa; e P3  Neossolo Flúvico Tb Eutrófico gleissólico e vegetação de mata ciliar. Ao total, foram identificados 628 indivíduos distribuídos em 26 espécies e 13 famílias, com destaque a família Fabacea por representar 27% da diversidade florística. A abordagem trabalhada neste estudo possibilitou uma leitura geoambiental da paisagem a partir das relações entre características físicas, químicas e morfológicas de solos com as fitofisionomias vegetais respondendo às condições edáficas. Essa leitura sistêmica dos fatores ambientais torna-se relevante para compreender a mudança do espaço geográfico em decorrências das variáveis ambientais.


Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.


Notícia cadastrada em 06/12/2022 22:02  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao