Notícias > Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso - Maísa Carla Medeiros Lopes

A Coordenação de Curso do Bacharelado em Geografia do CERES-UFRN convida toda a comunidade acadêmica, amigos, familiares, e comunidade geral a assistir à defesa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) referente à atividade DHG0189 - Monografia II.

 

 

Discente: Maísa Carla Medeiros Lopes

Título: Convivência com o Semiárido em Ipueira/RN: tipologias de cisternas e seus usos nas atividades socioeconômicas

Orientador: Prof. Leandro Viveira Cavalcante

Data: 15/12/2022

Horário: 08:00 h

Local: Google Meet - https://meet.google.com/sfr-gazh-rfo

Resumo: O Semiárido brasileiro é uma região que apresenta inúmeras características ambientais, culturais e socioeconômicas que o difere de outros semiáridos no mundo. Dentre essas características, está a irregularidade de chuvas e a escassez hídrica. Em vista disso, são implementados na região projetos e políticas públicas voltados para a convivência com a seca, dentre essas, destacam-se aqueles que contribuem com a difusão de tecnologias sociais, como as cisternas. Estas são voltadas para o armazenamento de água para ser usada em períodos de estiagem e podem ser encontradas em diversos municípios que fazem parte da região, a exemplo de Ipueira-RN. Nesse sentido, o presente trabalho busca analisar as tipologias de cisternas presentes em Ipueira e investigar seus diferentes usos, tendo como base teórica trabalhos científicos e informações coletadas em campo para desenvolvimento da pesquisa. De acordo com a análise realizada, prevalece no município de Ipueira as cisternas de placa, as quais são usadas sobretudo para o abastecimento humano e a dessedentação animal.


Haverá emissão de certificados de participação como ouvinte para os presentes.

 


Notícia cadastrada em 06/12/2022 21:52  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao