Notícias > RELATÓRIO DE ESTÁGIO - #DicaProfaJoanaDarc - #OutrasDicas

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

 

#DicaProfaJoanaDarc

1-       Introdução/Contextualização;

2-       Descrever o local do estágio;

3-       Descrever as atividades desenvolvidas no local do estágio - detalhar;

4-       Relacionar as atividades desenvolvidas durante o estágio com o curso/graduação;

5-       Conclusão

 














#OutrasDicas

Relatório de estágio para faculdade: estrutura, dicas e modelos.

Aprenda o passo a passo de como fazer relatório de estágio curricular obrigatório.

 

O relatório de estágio para faculdade nada mais é do que uma análise das atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio. Aprenda como elaborar esse documento corretamente e confira modelos prontos. [...] Esse material acadêmico deve seguir uma estrutura básica, que contem tema, problema e objetivos bem delimitados.

Como deve ser um relatório de estágio supervisionado?

O estagiário coloca em seu relatório uma descrição objetiva das atividades desenvolvidas, bem como uma análise crítica a respeito dos fatos observados. Problemas também podem ser levantados, além de possíveis soluções.

Além de falar sobre a experiência adquirida, o estudante deve encontrar meios de mostrar como os conhecimentos obtidos na faculdade contribuíram com o estágio. Vale a pena fazer conclusões e até mesmo recomendações na hora de elaborar o texto.

Um ponto muito importante do relatório de estágio para faculdade é a padronização. O documento deve seguir as recomendações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Isso significa que o conteúdo deve ser estruturado com elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Estrutura do relatório de estágio para faculdade

Para não ter erro na hora de elaborar o relatório de estágio, é necessário seguir a estrutura abaixo:

Elementos pré-textuais - São considerados elementos pré-textuais todos os elementos que antecedem a introdução. Isso inclui capa, folha de rosto, folha de aprovação e sumário. Itens como agradecimentos, dedicatória, epígrafe e listas (de gráficos, tabelas ou figuras) também entram nessa parte do trabalho.

Elementos textuais - A parte textual do relatório de estágio curricular obrigatório é dividido em quatro partes. Primeiro vem a introdução, na qual o aluno precisa falar sobre a importância do estágio como um todo, situá-lo no tempo e no espaço, definir um problema e expor os objetivos. A segunda parte consiste na apresentação do objeto de estudo. A terceira é o relatório descritivo. E, por fim, é necessário elaborar uma conclusão.

Elementos pós-textuais - Tudo o que aparece no relatório de estágio após a conclusão é classificado como elemento pós-textual. Portanto, nessa parte do trabalho não pode faltar as referências bibliográficas e os anexos.

Se você utilizou obras de outros autores para escrever o relatório, é na parte de referências que você vai mencionar as fontes consultadas. No que diz respeito ao anexo, vale a pena incluir uma declaração da organização assinada pelo responsável ou um formulário de pesquisa que foi usado nas atividades.

 

Dicas para montar um relatório de estágio na graduação:

1 – Fale sobre a importância do estágio

Fale sobre a importância do estágio na jornada acadêmica, de maneira geral e objetiva. Em seu texto, ressalte como essa experiência ajuda a vivenciar a realidade da profissão e os conhecimentos que ela proporciona. Reserve de dois a três parágrafos para essa introdução.

Não use citação de outros autores para falar sobre a importância do estágio. Faça isso com suas próprias palavras.

2 – Delimite onde e quando

Reserve um parágrafo para falar onde e quando o estágio foi realizado. Cite o nome da empresa e o período em que vivenciou a experiência.

3 – Defina um problema

O problema é o motor da análise. Ele deve existir para que a investigação faça sentido. O relatório tem a missão de resolvê-lo, portanto, não elabore uma problemática muito abrangente.

Escreva o problema e faça uma contextualização. Também vale a pena incluir no texto as consequências. Lembre-se de usar uma frase de transição antes de expor o problema. “Diante do contexto apresentado” é uma boa dica.

4 – Escreva os objetivos

Escreva o objetivo central do trabalho. Em seguida, destaque alguns objetivos específicos, utilizando sempre verbos no infinitivo (analisar, pesquisar, descrever, etc.).

5 – Apresente a empresa/organização

Apresente a empresa ou organização onde você realizou o estágio, ou seja, o objeto de estudo. Fale um pouco sobre o histórico, comente o organograma e retome o problema enfrentado por ela.

6 – Faça um relatório descritivo

Essa etapa nada mais é do que o desenvolvimento dos objetivos específicos. Abuse dos argumentos para falar sobre cada item e busque embasamento em referenciais teóricos.

Ao falar sobre cada atividade desenvolvida, explique o que foi feito, porque foi feito, como foi feito e qual aprendizagem resultou da experiência. Também é interessante mencionar as facilidades e dificuldades.

7 – Faça uma conclusão

O que você aprendeu com o estágio? Quais foram os resultados obtidos? Essas perguntas podem ser respondidas para elaborar uma boa conclusão de relatório de estágio. Reforce a importância da experiência, só que dessa vez para o SEU crescimento profissional.

8 – Número de páginas

Não se preocupe tanto com o número de páginas. O ideal é que você consiga mostrar o aprendizado obtido dentro da organização, com uma linguagem clara e objetiva.

 

Fonte: https://viacarreira.com/relatorio-de-estagio-para-faculdade/

 


Notícia cadastrada em 02/10/2019 09:34  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao