Notícias > DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - IVONETE ALVES BAKKE

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

 

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

DISCENTE: IVONETE ALVES BAKKE

 

DATA: 01/09/2018

HORA: 11:30

LOCAL: Laboratório de Práticas Pedagógicas/Prédio de Pós-Graduação do CERES-UFRN/Campus de Caicó

 

TÍTULO: ANÁLISE MULTITEMPORAL DO USO E DA COBERTURA DO SOLO DA FAZENDA NUPEARIDO, PATOS–PB.

 

RESUMO:

Os recursos naturais da Caatinga estão cada vez mais susceptíveis aos modelos de exploração, os quais provocam modificações na cobertura do solo e no equilíbrio dos ecossistemas. Estas modificações podem ser diagnosticadas através de geotecnologias baseadas na interpretação de imagens satelitais, e a vegetação pode ser representada em classes facilmente visualizadas e monitoradas visando a sua preservação. Este trabalho objetivou determinar as classes de cobertura do solo e a evolução das respectivas áreas em que são observadas na Fazenda NUPEARIDO, entre 1988 e 2018. Esta propriedade com 262,14 ha localiza-se na Região Geográfica Intermediária e Imediata de Patos – PB, caracterizada pelo clima tropical semiárido (BSh’) e precipitação anual média de 700 mm. O trabalho desenvolveu-se a partir da aquisição de imagens de satélites da propriedade, obtidas no catálogo do United States Geological Survey (USGS, 2017), dos meses de julho de 1988, 1998, 2008 e 2018. Foram feitos os processamentos para a composição das bandas, classificação dos alvos, verificação da confiabilidade da classificação, elaboração dos mapas e análises e discussão dos dados, após a visita in loco na propriedade, que constatou a confiabilidade das classes estabelecidas, as quais foram: Solo exposto, Corpos d’água, Vegetação ciliar, Vegetação arbórea nativa, Afloramento rochoso e Edificações. A área da classe de Solo exposto aumentou sensivelmente em função da eliminação da cobertura arbórea. Isto indicou o alto grau de degradação ambiental atual na Fazenda NUPEARIDO como resultado das atividades silvipastoris desenvolvidas na fazenda ao longo dos anos, além da perigosa exposição de grande parte dos solos aos efeitos deletérios da radiação solar, ventos e precipitação. Sugere-se o desenvolvimento de um plano de recuperação das áreas degradadas da Fazenda NUPEARIDO, que possivelmente incluirão uma redução do número dos ruminantes domésticos criados na fazenda e o enriquecimento das pastagens e da vegetação arbórea via semeadura de espécies herbáceas e plantio de mudas de espécies arbóreas nativas.

 

PALAVRAS-CHAVE: Atividades antrópicas; Geotecnologias; Modificações de paisagens; Degradação ambiental.

 

QUANT. DE PÁGINAS: 25

 

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

SUB-ÁREA: Geografia Física       

 

 

MEMBROS DA BANCA:

 

Presidente: Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa (DGC/CERES-UFRN) - ORIENTADOR

Membro Interno: Prof. Me. Jânio Carlos Fernandes Guedes (DGC/CERES-UFRN)

Membro Externo: Me. Dayane Raquel da Cruz Guedes (Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais – TRÓPIKOS/DGC/CERES/UFRN).


Notícia cadastrada em 31/08/2018 10:55  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao