Notícias > DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - JOÃO PAULO MEDEIROS COSTA

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

 

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

DISCENTE: JOÃO PAULO MEDEIROS COSTA

 

DATA: 01/09/2018

HORA: 10:30

LOCAL: Laboratório de Práticas Pedagógicas/Prédio de Pós-Graduação do CERES-UFRN/Campus de Caicó

 

TÍTULO: A INFLUÊNCIA DA ARBORIZAÇÃO NO CONFORTO TÉRMICO URBANO NA CIDADE DE IPUEIRA – RN.

 

RESUMO:

As cidades vêm sofrendo com o aumento das temperaturas locais, principalmente em regiões semiáridas, muito à frente da alteração da superfície, tanto na construção de ruas pavimentadas, construção de concreto, telhados de casas e prédios, resultando cada vez mais na expansão urbana e desmatamento da vegetação, influenciando cada vez mais no aumento da temperatura, implicando na formação das chamadas Ilhas de Calor Urbano. Deste modo, não seria diferente na zona urbana no município de Ipueira-RN, que, com o crescimento da cidadepela falta de planejamento urbano, vem acarretando no entorno da área urbana mudanças climáticas, influenciando diretamente no aumento da temperatura e substituição dos espaços como áreas verdes por construções onde acarretara na impermeabilidade do solo e no aumento da temperatura. Assim,este trabalho tem por objetivo avaliar a influência da arborização no conforto térmico na cidade de Ipueira. De forma a identificar a maneira como as áreas verdes podem contribuir para o conforto térmico da cidade. Para perspectiva de realização do trabalho foi traçado três partes metodológicas 1) Foi realizado uma atividade de campo, para coletar os dados referente a arborização na zona urbana do município, onde em seguida os dado foram analisado em sistema de informação geográfica-SIG para aproduzido o mapa de Kernell; 2) O segundo processo, foi analisar os dados sobre níveis de conforto térmico na região arborizada da cidade; 3) Para finalizar, a última etapa constituiu na medição do desconforto térmico, em reposta a quão prejudicial a vida da população. Tem-se com o resultado obtido através da densidade de Kernell, a distribuição espacial dos indivíduos arbóreos da área de estudo. Essa distribuição, deu-se em evidências nos locais com maiores temperaturas em tons de vermelho mais denso e com tons de azuis mais intenso para temperaturas mais baixas. Já as duas metodologias proposta por Terjung (1966) e Garcia (1995) são adequadas as temperaturas condizentes com a realidade brasileira, tornando suas aplicabilidades satisfatórias ao referido estudo.

 

PALAVRAS-CHAVE: Temperaturas Elevadas; Arborização; Ipueira-RN.

 

QUANT. DE PÁGINAS: 19

 

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

SUB-ÁREA: Geografia Física       

 

 

MEMBROS DA BANCA:

 

Presidente: Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa (DGC/CERES-UFRN) - ORIENTADOR

Membro Interno: Profa. Me. Denize Monteiro dos Anjos (DGC/CERES-UFRN)

Membro Externo: Me. Ciro Igor Torres Sizenando (Pesquisador vinculado ao Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais – TRÓPIKOS/DGC/CERES/UFRN).


Notícia cadastrada em 31/08/2018 10:53  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao