Notícias > DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - DENIZE MONTEIRO DOS ANJOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

 

ESPECIALIZAÇÃO EM GEOPROCESSAMENTO E ANÁLISE AMBIENTAL

 

DEFESA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

 

 

DISCENTE: DENIZE MONTEIRO DOS ANJOS

 

DATA: 31/08/2018

HORA: 13:00

LOCAL: Laboratório de Práticas Pedagógicas/Prédio de Pós-Graduação do CERES-UFRN/Campus de Caicó

 

TÍTULO: CLASSIFICAÇÃO E MAPEAMENTO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS DE REGULAÇÃO NA CAATINGA (NORDESTE DO BRASIL).

 

RESUMO:

Estudos na região do semiárido nordestino voltados para classificar os serviços ecossistêmicos na região são escassos, principalmente quanto aos serviços de regulação e provisão (manutenção). Deste modo o presente trabalho teve como objetivo propor uma metodologia para a identificação e mapeamento do serviço ecossistêmicos da seção “Manutenção e Regulação”, destacando-se a redução ou controle dos processos erosivos. A metodologia utilizada foi obtida pelo cruzamento e ponderação dos dados matriciais de declividade obtido pelo Modelo Digital de Elevação (MDE) do Alos-Palsar e do Soil-Adjusted Vegetation Index (SAVI), realizando o fatiamento e atribuindo pesos de importância para as classes desses mapas. Os resultados obtidos foram cinco classes, onde as que mais se destacaram foram a vegetação densa por apresentar maior potencial de conservação do solo, ciclagem de nutrientes e reduzir a erosão dos solos seguida da classe de vegetação aberta em ambiente com declividade maior que 45º, bem como a identificação de cinco escalas que avaliaram a relevância dos serviços ecossistêmicos, observou-se que nas áreas de extrema relevância, os processos erosivos, apresentam-se menor, pois a cobertura vegetal está mais preservada.  A microbacia do Rio da Cruz apresentou forte presença ação antrópica principalmente em áreas próximas a corpos d’água. A metodologia utilizada mostrou-se satisfatória, podendo ser empregada em outras microbacias da região do semiárido para avaliação e planejamento dos recursos e classificação dos serviços ecossistêmicos. Os SIGs, e a representação espacial dos serviços ecossistêmico auxilia para melhor compreender a dinâmica das paisagens e os ecossistemas da região semiárida.

 

PALAVRAS-CHAVE: SIG, Microbacia, Álgebra de Mapas; Erosão.

 

QUANT. DE PÁGINAS: 21

 

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra

ÁREA: Geociências

SUB-ÁREA: Geografia Física       

 

 

 

MEMBROS DA BANCA:

 

Presidente: Prof. Dr. Diógenes Félix da Silva Costa (DGC/CERES-UFRN) - ORIENTADOR

Membro Interno: Prof. Me. Jânio Carlos Fernandes Guedes (DGC/CERES-UFRN)

Membro Externo: Me. Dayane Raquel da Cruz Guedes (Pesquisadora vinculada ao Grupo de Pesquisa em Geoecologia e Biogeografia de Ambientes Tropicais – TRÓPIKOS/DGC/CERES/UFRN).


Notícia cadastrada em 31/08/2018 09:55  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao