Notícias > Conheça nosso corpo docente

 

O corpo docente do curso se destaca pela formação avançada e experiência de mercado, pela trajetória pedagógica, técnica e científica. São especialistas, mestres e doutores, que ministram disciplinas e orientam trabalhos experimentais, monografias, dissertações e teses para cursos técnicos, graduação e pós-graduação.


São docentes com formação diversificada, que lecionam em diferentes áreas: Ciências Sociais e ambientais, Artes, Audiovisual, Cinema, Jornalismo, Rádio e TV ou Publicidade e Propaganda.


Profissionais que participaram de cursos, festivais, rodadas de negócio e produções nacionais e internacionais, atuando em projetos para TV, Vídeo, Internet, Cinema.

 

Abaixo os professores e seus currículos resumidos. Em breve divulgaremos nossos professores convidados.

 

 

Adriano Charles da Silva Cruz: Jornalista e professor do Departamento de Comunicação Social da UFRN, realiza estágio de pós-doutorado em Comunicação na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. É doutor em Letras - Linguagens e Cultura (UFPB), com intercâmbio na Université Paris X e mestre em Comunicação (UFPE). Atualmente, coordena o grupo de pesquisa CiCult -Círculo de Cultura Audiovisual (UFRN/CNPq).

Currículo Lattes:http://lattes.cnpq.br/3052471951752715

Contato: adrianocharlescruz@hotmail.com


Alexandre Ferreira dos Santos: Mestre em Estudos da Mídia - PPGEM/UFRN, especialista em gestão universitária - UFRN, Especialista em Artes visuais -Cultura e criação pelo SENAC. Possui graduação em Comunicação Social - Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006) e graduação em jornalismo pela UFRN (2008). Atualmente é técnico de laboratório de comunicação social da UFRN. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Radiodifusão, atuando principalmente nos seguintes temas: audiovisual e documentário.

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/4873953360291525

Contato: jornalistalexandre@gmail.com



Carlos Segundo: Docente no Departamento de Comunicação Social - Audiovisual - da UFRN [Universidade Federal do Rio Grande do Norte]. Doutor em Multimeios pela Unicamp (2016). Mestre em Psicanálise e Cinema pela Universidade Federal de Uberlândia (2011), pós-graduado em Filosofia da Arte pelo IFITEG/ UEG (2008), graduado em Cinema, TV e Mídia digital pelo Centro Universitário do Triângulo (2007). Realizador e pesquisador do campo da direção com ênfase no hibridismo e cruzamentos das diferentes formas do domínio do cinema.C

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1816885241443386

Contato: dir.carlossegundo@gmail.com


Dênia Cruz: Mestre em Estudos da Mídia - PPGEM/UFRN - Área de concentração Práticas sociais, realizou pesquisa investigando a produção audiovisual do Rio Grande do Norte. Especialista em Cinema pelo DEART/UFRN, Especialista em Gestão de Marketing pela Universidade São Marcos/SP e Graduada em Comunicação social - habilitação em jornalismo pela UFRN. Atuou como repórter, pauteira, redatora em TVs e na FM Universitária. É produtora audiovisual em produções de vídeos publicitários, institucionais, documentários e curtas autorais. Trabalhou como instrutora de treinamento e analista de comunicação no Grupo Portugal Telecom - Vivo/SP. Também exerceu função de assessora de imprensa para associações de entidades de classe. Atualmente é Assessora de Comunicação da Incubadora RN Criativo e integra a diretoria da ABDeC/RN na função de presidente para o biênio 2015-2017.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1127289104855331

Contato: deniafcruz@yahoo.com.br



Erica Conceição Silva Lima: Bacharel em Comunicação Social - Jornalismo e Radialismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Especialista em Gestão de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PPGA UFRN). Especialista em Gestão Cultural (Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Fundação Joaquim Nabuco/ Ministério da Cultura). Mestra em Gestão de Processos Institucionais (CCHLA/UFRN). Atualmente cursando Licenciatura em Artes Visuais - UFRN. Diretora de produção na TV Universitária do RN, Produtora Cultural no Coletivo Caminhos, Comunicação & Cultura (atuando em projetos culturais no RN). Apresentadora do programa Olhar Independente da TV Universitária do RN.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6016692693314798

Contato: ericaproducao@gmail.com

 

Gilmar Santana: Possui Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992), Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1993), Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual de Campinas (1999), Doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (2006) com período de bolsa sanduíche-CAPES pela Universitat de Barcelona (2005) e Pós-doutorado pela University of Cambridge (2016). Atualmente é Professor Doutor Associado II, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN-campus Natal), membro do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRN, vice-coordenador do curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UFRN, membro da equipe de coordenação do Laboratório de Ciências Sociais da UFRN, membro da COMPLAN-CCHLA e vice-líder no NAVIS (Núcleo de Antropologia Visual) da UFRN. Foi editor-chefe da revista CRONOS/PPGCS entre 2013 e 2015. Tem experiência na área de Sociologia (com ênfase em Sociologia da Cultura, da Arte e do Cinema), Antropologia Visual, Educação, Comunicação e Políticas Públicas de Cultura. Em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão articula de maneira interdisciplinar os temas: Audiovisual, Memória, Teatro do Oprimido, Documentário, Cotidiano e Movimentos Sociais de Cultura. 

 

Itamar de Morais Nobre (UFRN) - Pós-Doutorado pelo Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES), do Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, 2015.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8592622988364534

Contato: itanobre@gmail.com


Maria Aparecida Ramos da Silva: Possui graduação em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado e doutorado em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS/UFRN). Atuou como docente dos cursos de Jornalismo, Audiovisual e Radialismo no Departamento de Comunicação Social da UFRN, entre os anos de 2010 e 2017. Atualmente, é pesquisadora e integra o grupo de pesquisa Círculo de Estudo em Cultura Visual da mesma instituição. Tem estudos e publicações nas áreas de comunicação digital e ciberativismo, desenvolvendo pesquisas sobre cibercultura, estereótipos na mídia, mídias pós-massivas, jornalismo online, jornalismo de dados, mídias digitais, internet e política, campanhas eleitorais online e novas tecnologias de informação e comunicação.

Currículo lattes:  http://lattes.cnpq.br/5650479904640058

Contato: cidaramoss@gmail.com

 

Maryland Brito

É professora da IFRN, campus Cidade Alta. Idealizadora do projeto Cinemateca Potiguar. Coordena o Núcleo de Produção Digital e organizou o Festival Sintonize. Dirigiu juntamente com Fabio DeSilva o documentário Sangue do Barro, selecionado para o projeto DocTV, representando o Rio Grande do Norte.

 

 

Mirian Moema Pinheiro

Possui Doutorado em Estudos da Linguagem - Departamento de Letras UFRN (2011), Mestrado em Ciências Sociais - Departamento de Ciências Sociais UFRN (2005), Graduação em Comunicação Social: Jornalismo UFRN (1979). Atualmente é professora Associada nível 1 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Vice-chefe do Departamento de Comunicação Social - UFRN (Agosto de 2012 a agosto de 2014). Coordenadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Mídia - Comídia. Atualmente ministra as disciplinas: Introdução a TV, Produção em TV e Telejornalismo. Tem experiência na área de Comunicação Social, com ênfase em Estudos Televisivos: produção e recepção. Estudos da Semiótica e Teoria da Estética da Recepção e do Efeito. Estudos da Educomunicação.



 



Rafaela Bernadazzi: Professora do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Doutoranda no Programa de Estudos da Mídia, na área de Práticas Sociais, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), na área de concentração de Teoria e Pesquisa em Comunicação, na linha de pesquisa Linguagens e Estéticas da Comunicação. Especialista em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Estácio de Sá. Bacharel em Comunicação Social - Radialismo pela UFRN. Pesquisadora do Grupo de pesquisa de Linguagens da cena: imagem, cultura e representação da UFRN (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9405798106321078) e do Grupo de Pesquisa GELiDis - Linguagens e Discursos nos Meios de Comunicação (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4374257426555014). Atuou como pesquisadora do Grupo de pesquisa Centro de Estudos de Telenovela - CETVN-ECA/USP (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7501358043454421) e do Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva - OBITEL (http://obitel.net/).

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1288784072022919

Contato: rafaelaleite@gmail.com


Ricardo Farias do Amaral: Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é formado em Geologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem pós-doutorado pela Universidade de Algarve, Portugal, doutorado em Geociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestrado em Geociências pela Universidade Federal de Pernambuco. Fez especialização 7, e desenvolve estudos relacionados à Geologia Ambiental e Urbana, diagnóstico e zoneamento ambiental, gestão em áreas costeiras e em unidade de conservação. Desenvolve projetos de Extensão voltados à educação ambiental em escolas públicas e à ampliação da percepção e compreensão do meio ambiente com o uso de ferramentas audiovisuais. Coordena o projeto Geovídeos e produziu vários curtas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5120081491389865

Contato: projeto_corais@yahoo.com.br

 

Ruy Alkmim Rocha Filho (UFRN) - Jornalista (Unp/2001), mestre (2005) e doutor (2016) em Ciências Sociais (UFRN). Professor do Departamento de Comunicação da UFRN, ministra a disciplina documentário no curso de Audiovisual. Foi presidente da Associação Brasileira dos Documentaristas e Curtametragistas (ABDeC/RN). Organizou junto com Denia Cruz e Adriano Cruz o livro Claquete Potiguar. Integra o grupo de pesquisa Círculo de Cultura Audiovisual. Coordena o projeto de extensão Tela Livre, o cineclube CineLivre e o projeto de pesquisa Políticas Públicas para o Audiovisual: mapeamento das iniciativas no Nordeste.  Tem especial interesse pelos seguintes temas: telejornalismo, documentário, televisão, cultura e audiovisual.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4519158858937687

Contato: jornalrocha@yahoo.com.br


Sandra Mara de Oliveira Souza: É graduada em Comunicação Social (1993), Especialista em Artes Visuais (2011), Mestre (2002) e Doutora em Educação (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente cursa Licenciatura em Pedagogia, também na UFRN. Tem experiência na área de Comunicação, Artes e Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: Mídia-Educação, Linguagens Multimídia, Narrativas Audiovisuais e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Atuou como diretora da FM Universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2012) e como coordenadora do Laboratório de Tecnologia Educacional do Centro de Educação/UFRN (2013-2016), tendo concebido diversos materiais didáticos e projetos de uso da tecnologia através de metodologias inovadoras em sala de aula, especialmente àquelas ligadas à área de produção audiovisual. Atualmente trabalha como roteirista na Superintendência de Comunicação da UFRN, desenvolvendo conteúdos educativos para a internet.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4505038998214152

Contato: sandramsouza@gmail.com


Valquíria Aparecida Passos Kneipp: Possui graduação em Jornalismo pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Foi editora-assistente da Revista PJ:BR ? Jornalismo Brasileiro (de 2005 até 2011), atualmente é editora da publicação, professora adjunta Associada de graduação e pós-graduação da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte (desde 2009). Foi diretora científica de Rede Alcar (2007-2011) e coordenadora do GT de Mídias Visual e Audiovisual (2008-2011). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo, atuando como assessora de imprensa e telejornalista (nas funções de editora de texto, editora-chefe, produtora e coordenadora de produção). Atuou em campanhas eleitorais e ministra cursos de mídia training. Foi vice-coordenadora do PPgEM da UFRN (2013-2015) e (2015-2017). Atualmente é coordenadora do Programa de Pós Graduação em Estudos da Mídia da UFRN (2017-2019). É vice-coordenadora do Grupos de Pesquisa Imagem, Mercado e Tecnologia do CNPq.

Currículo: http://lattes.cnpq.br/6752069973644466

Contato: valquiriakneipp@yahoo.com.br


 


Notícia cadastrada em 26/07/2018 23:11  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao