Notícias > Perguntas e respostas frequentes

 


Não tenho experiência em audiovisual. Posso fazer o curso?


Sim. Para facilitar a integração do estudante que não tenha conhecimentos avançados em determinada área, serão propostas atividades facultativas: mini-cursos, oficinas e orientações.  


Tenho pouca experiência acadêmica. Posso fazer o curso?


Sim. Foram planejados módulos para metodologia científica e elaboração de artigos acadêmicos, bem como integração com grupos de pesquisa. O propósito é incentivar a produção acadêmica sobre o audiovisual, orientando estudantes que estejam interessados em elaborar projetos para mestrado ou doutorado.


Quem pode cursar a especialização em documentários? Qual o perfil do estudante?


Pode cursar a especialização qualquer graduado, independente da área. Independente dos conhecimentos técnicos, artísticos ou científicos em audiovisual, qualquer pessoa pode participar, contanto que manifeste iniciativa, se comprometendo com o processo de ensino/aprendizagem.

O propósito do curso é estimular o desenvolvimento de pesquisas, elaboração de projetos e produção de documentários em diferentes formatos, pensando desde a ideia à veiculação. Cabe ao estudante considerar as diferentes interfaces do documentário, em suas relações com as artes, ciências, cultura, meio ambiente, educação, saúde, esporte e lazer, entre outros temas.





Quem são as professoras e os professores que integram a Pós-Graduação?


O corpo docente do curso se destaca pela formação avançada e experiência de mercado, pela trajetória pedagógica, técnica e científica. São especialistas, mestres e doutores, que ministram disciplinas e orientam trabalhos experimentais, monografias, dissertações e teses para cursos técnicos, graduação e pós-graduação.


São docentes com formação diversificada, que lecionam em diferentes cursos: Ciências Sociais, Artes, Audiovisual, Cinema, Jornalismo, Rádio e TV ou Publicidade e Propaganda.


Profissionais que participaram de cursos, festivais, rodadas de negócio e produções nacionais e internacionais, atuando em projetos para TV, Vídeo, Internet, Cinema e outras áreas. Conheça o currículo de cada professor em nossa página.



Estão previstas atividades complementares?


Estão previstos seminários, minicursos, palestras, mostras e oficinas, em complementação aos estudos realizados nas disciplinas. Algumas destas atividades serão gratuitas abertas à comunidade, mediante inscrição.  


Quando serão as aulas?


O início do curso está previsto para setembro. As aulas serão sextas (noite) e sábados (manhã e tarde). Haverá intervalos entre os módulos para que o estudante possa se dedicar a estudos, desenvolvimento de projetos ou outras atividades.




Qual a duração do curso?


O curso terá a duração de 18 meses. Os últimos três meses serão dedicados a finalização do TCC.



Pessoas que ainda estão no último semestre da graduação podem cursar?


Atendendo à recomendação da Pró Reitoria de Pós Graduação, não será permitido que o estudante concluinte se matricule. Apenas portadores de diploma podem participar do curso.



Qual o valor do curso e as formas de pagamento?


A inscrição custa 100 reais. O investimento é de 18 parcelas mensais de 329 reais, a serem pagas em boletos bancários. A gestão financeira do curso cabe à Funpec.


O curso será teórico ou prático?


O curso é teórico/prático. Parte da disciplinas aborda fundamentos, história, teorias dos documentários; outra parte trata de projetos, técnicas, tecnologias, mercados e experimentações. Entendemos a necessidade de integrar as diferentes perspectivas para compreender o audiovisual contemporâneo.


Eu preciso ter equipamentos de audiovisual para fazer o curso?


Não é necessário dispor de equipamentos ou saber operar equipamentos profissionais.



Serão oferecidas bolsas?


Não há financiamento do Ministério da Educação para este tipo de curso. Desta forma, o curso só pode ser oferecido por autofinanciamento ou mediante convênio. Como não há convênios previstos, não há ofertas de bolsas.


Notícia cadastrada em 25/07/2018 13:40  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao