Notícias > Conheça a nossa estrutura curricular

As aulas acontecem nos fins de semana, sexta (noite) e sábado (manhã e tarde).



1)NARRATIVAS, ROTEIRO E DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DOCUMENTAIS
Ementa:
Da ideia ao projeto que dá suporte à obra documental. Pesquisa e desenvolvimento. O roteiro no documentário e suas diversas aplicações. Narratividade e documentário. Utilizando o dispositivo no documentário. Documentário direto e documentário verdade. O roteiro na edição.


2) HISTÓRIA E FUNDAMENTOS DO DOCUMENTÁRIO
Ementa:
Origens do documentário clássico. Estéticas e linguagens aplicadas ao documentário. Principais escolas, movimentos e estratégias documentais. documentário poético, cinema verdade, cinema direto. O documentário no Brasil: aspectos históricos e principais contribuições.



3)PRODUÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Ementa:
O processo de produção: da ideia à finalização. Produzindo documentários: gerenciamento de equipes, cronogramas, autorizações e orçamentos. A bíblia de produção. Competências, habilidades e atividades necessárias a cada etapa no processo de produção.



4)METODOLOGIA E PESQUISA CIENTÍFICA
Ementa:
Elaboração de projetos de pesquisa aplicados ao audiovisual, com ênfase no documentário. Métodos e procedimentos; técnicas de Pesquisa. Referências técnico-metodológicas de pesquisa. Como elaborar e publicar artigos acadêmicos em periódicos qualificados. Pesquisa científica e documentário.



5)DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA
Ementa:
Fundamentos físicos, históricos e estéticos da imagem. Arte e percepção visual. Composição, iluminação e movimento. Técnicas de captação de imagem: da película ao digital. Equipamentos e tecnologias da imagem. A equipe e as rotinas do diretor de fotografia.


6)CAPTAÇÃO DE ÁUDIO E DESENHO SONORO
Elementos estéticos da sonoplastia. Dimensões da linguagem sonora. Equipamentos, processos e sistemas de captação e gravação de áudio; Tipos de microfones e suas aplicações. Captação de som direto. Paisagens sonoras. Usos narrativos do som. Elaboração do desenho de som na produção audiovisual.



7) TEORIAS DO DOCUMENTÁRIO
Ementa:
O documentário e as diversas estratégias narrativas. A memória e o documentário: tradição e contemporaneidade. Experimentações e estéticas inovadoras. Os limites entre ficção e realidade.



8)SEMINÁRIO II
Ementa:
Orientações para o trabalho de conclusão de curso. Elaboração de artigos e projetos científicos. Orientações para carreira acadêmica. Pesquisa e temas emergentes em documentário.




9) DOCUMENTÁRIO E SOCIEDADE
Ementa:
O documentário, sociedade e ciências humanas. A imagem dos povos originários e comunidades. Antropologia e documentário. A imagem como instrumento de registro histórico, social e político. Audiovisual, hegemonia e contra hegemonia. De objeto à narrador: a fala dos silenciados.


10)DOCUMENTÁRIO E MEIO AMBIENTE
Ementa:
Dos relatos de viagem ao documentário ambiental contemporâneo. Jornalismo, documentário, ecologia e meio ambiente. Desequilíbrios ambientais e impactos sobre a sociedade. Bibliografia:


11)MONTAGEM E EDIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Ementa:
História da montagem. Princípios da montagem: organização das imagens, metodologia no processo de edição e montagem, princípios básicos da montagem, linguagem audiovisual. A prática da montagem: montagem do filme, tipos de edição (linear e não-linear), softwares de edição não-linear, prática de montagem. A montagem e o documentário.



12) DOCUMENTÁRIO E EDUCAÇÃO

Ementa: Aproximações históricas entre o documentário e a educação. A difusão do documentário nas escolas através do vídeo. O documentário na contemporaneidade: novos sujeitos, novas vozes, novos formatos. O documentário como instrumento no processo ensino-aprendizagem.



13)PRODUÇÃO EXECUTIVA
Ementa:
Desenvolvimento de projetos documentais. Gerenciamento, viabilidade e sustentabilidade. Editais, chamadas públicas e outras oportunidades de financiamento. Finalização de projetos e prestação de contas. Veiculação, distribuição e mercado audiovisual.


14)DIREÇÃO DE DOCUMENTÁRIO
Ementa:
Perspectivas da direção no cinema documental, desde seu início na segunda década do século XX até as experiências mais contemporâneas. O cenário nacional de produção documental. O sujeito/personagem como o foco de observação. Seu movimento de inserção à cena e os reflexos que tal reposicionamento constrói dentro e fora do filme.


Notícia cadastrada em 13/07/2018 12:10  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao