Notícias > 7ª Semana de Artes Visuais da UFRN

                   

 

                   7ª Semana de Artes Visuais da UFRN:

                   Processos & Poéticas em Artes Visuais

                  




                   Entre 8 e 12 de maio de 2017 o Curso de

                   Licenciatura em Artes Visuais promove a

                   7ª Semana de Artes Visuais da UFRN

                   com o tema "Processos & Poéticas em Artes Visuais".





 


PROGRAMAÇÃO:


_____________________________________________________

08 de maio (segunda)


11:30

[ABERTURA] - Exposição GUAP. 

Homenagem ao professor e artista Vicente Vitoriano. 

Galeria do DEART

 

15:00-17:00

[PALESTRA & VIVÊNCIA] - Reperformar o Afeto

Esta palestra  trata da importância que o conceito de afeto tem tomado em  pesquisas na área de Performance e Arte. Essa noção engloba diversas áreas do conhecimento científico, um verdadeiro "circuito de afetos" (Safatle, 2015) uma carga afetiva que emana das ideias que  constitui-se num dos legados da performance. (Heike Roms, 2013, p. 37) O encontro e compartilhamento dos nossas performances, movimentos corporais, escrituras e materiais no espaço e no tempo. 

Profa. Dra. Naira Ciotti | Sala 30


____________________________________________________________

09 de maio (terça)


9:00 - 12:00

[MESA REDONDA] - Processo na Pesquisa Acadêmica

Prof. Dr. Eduardo Pellejero  e Profa. Dra. Arlete Petry | Sala 26

A Profa. Arlete Petry propõe que a pesquisa em Artes Visuais pode se dar de diferentes maneiras. Na a/r/tografia a criatividade é elemento central da pesquisa e nosso lado artista e educador se fará presente. A fala irá explorar o que significa ser um a/r/tógrafo e como um trabalho de pesquisa pode ser uma experiência estética.

Prof. Pellejero traz sua experiência realizada durante 2015, quando fez uma pesquisa no Museu Reina Sofia, em Madrid, sobre algumas obras e as aventuras do olhar que propõem a quem se aproxima delas, cujo resultado foi um romance crítico ou ensaio ficcional, no qual conjugam-se notas sobre o sentido das imagens e o exercício do olhar, a política da arte e o espaço museológico.

 

14:00 - 15:30

[DEPOIMENTO] - Conversa com artista Adriana Rocha (20 vagas)

Este depoimento e conversa com a artista Adriana Rocha será por videoconferência. Adriana Rocha é pintora, vive e trabalha em São Paulo. Sua pintura lida com questões que falam de memórias, do tempo e de seu apagamento. Em sua produção trata os vestígios deixados por tais passagens, manipulando imagens que possam evidenciar esses rastros, essas marcas. A interferência que faz sobre imagens impressas resulta numa prática mestiça que evidencia a artificialidade de sua constituição como paisagem e de sua construção como metáfora.

Adriana Rocha | Sala 38

 

18:00 -21:00

[PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL] - Filmes sobre artistas

A mostra de vídeos tem como objetivo trazer ao público produções audiovisuais criadas, em sua maioria, por artistas potiguares, seguida de conversa sobre as obras apresentadas.

Anfiteatro


_________________________________________________________

10 de maio (quarta)


9:00- 12:00

[MESA REDONDA] - Conversa com os artistas Vicente Vitoriano e Artur Souza

O artista e professor Vicente Vitoriano, a partir de sua experiente trajetória, irá expor seu processo criativo a partir da produção de trabalhos em pintura e aquarela.

Partindo da apresentação de alguns trabalhos realizados durante os últimos dez anos, o artista Artur Souza pretende abordar possíveis linearidades, rupturas e influências de artistas e teóricos sobre seu trabalho, que geralmente versam sobre a relação entre os meios gráficos (desenho e gravura) e o espaço onde acontecem, com a tendência a modificar-se de alguma forma, ora em seu processo de constituição, ora no espaço em que são apresentados.

Prof. Dr. Vicente Vitoriano e Prof. Artur Souza | Sala L

 

9:00- 12:00

[OFICINA] – Fotografia e processos criativos na contemporaneidade  (30 vagas)

A fotógrafa e gestora do Espaço Duas apresenta vetores da fotografia contemporânea em suas relações com as Artes Visuais. A fotografia é uma linguagem potente e acessível nos dias atuais e nesta oficina o aluno será estimulado a pensá-la como suporte para expressar suas ideias e conceitos. Serão abordados alguns processos de criação, portfólio e elementos que constituem o repertório cultural do artista/fotógrafo. 

Elisa Elsie - Duas Estudio | Sala L

 

15:00-17:00

[PALESTRA]  - Processos no Audiovisual

Carito Cavalcanti fala sobre sua vida artística e seu desenvolvimento em várias linguagens (cinema, poesia, música e arquitetura). A exposição de seu processo criativo, a partir de alguns exemplos específicos, será seguida da mostra de cinco curtas, da sua análise e de um debate com o público.

Carito Cavalcanti | Sala 28

 

18:00- 21:00

[EXPOSICÃO] - Tristes Trópicos_Bom Jardim

Tristes Trópicos _ Bom Jardim é uma instalação multimídia que aproxima ruínas contemporâneas às ruínas do passado. Matriz do projeto é o espaço rural e urbano do Rio Grande do Norte, tido como um complexo de narrativas e relações sedimentadas, e a busca por entendê-lo em articulação aos grupos sociais e contextos simbólicos relevantes para nossa história. A exposição traz uma vídeo-projeção que toma toda a sala Dorian Gray da Pinacoteca do Rio Grande do Norte, e também uma instalação sonora chamada Quanto coco se dança, em homenagem ao cantador Potiguar Chico Antônio.

Artista: Regina Johas | Pinacoteca do RN

 

___________________________________________________________

11 de maio (quinta)


9:00- 12:00

[PALESTRA] - Cinema, cérebro e arte

Um neurocientista conta sobre o ver e a arte. Sergio Neuenschwander é professor do Instituto do Cérebro - UFRN, onde atua no ensino e pesquisa relacionados à percepção e atenção visual. Além do seu trabalho científico, Sergio colabora com a artista plástica Rivane Neuenschwander em uma série de vídeos de arte (Love Lettering, The Fall, Sunday e Enredo), que fazem parte de acervos internacionais (http://www.ubu.com/film/neuenschwander.html).

Prof. Dr. Sérgio Neuenschwander | Sala D

 

15:00 - 17:00

[MESA REDONDA] - Bom Jardim: aspectos da abordagem curatorial

Daniela Bousso analisa as bases conceituais da exposição Tristes Trópicos: Bom Jardim de Regina Johas. Operando um viés transdisciplinar na exposição, a artista aborda a dura realidade brasileira e sua estagnação no tempo. A mostra é um desdobramento do trabalho de investigação que resultou nas séries fotográficas Sendas e Remanências realizada em Natal no final do ano passado.

Regina Johas e Daniela Bousso (Curadora) | Sala D

 

18:00 -21:00

[PROGRAMAÇÃO AUDIOVISUAL] - Filmes sobre artistas

A mostra de vídeos tem como objetivo trazer ao público produções audiovisuais criadas, em sua maioria, por artistas potiguares, seguida de conversa sobre as obras apresentadas.

Anfiteatro


___________________________________________________________

12 de maio (sexta)


9:00- 11:00

[PALESTRA] - Processo Criativo e Cadernos Gráficos

A Profa. Laís Guaraldo irá apresentar metodologias de pesquisa para abordagem de processos de criação, partindo das referências da Crítica de Processo. Integrante do Grupo de Pesquisa em Crítica de Processo da PUC de São Paulo, coordenado por Cecília Almeida Salles, a professora Laís tratará de suas pesquisas dentro desse campo de interesse.

Profa. Dra. Laís Guaraldo | Sala L

 

12:00 -14:00

[EXPOSIÇÃO] - Eu Identidade

Visita-guiada e bate-papo com o artista  Natã Ferreira em sua exposição Eu Identidade.

Artista: Natã Ferreira | Capitania das Artes

 

15:00 – 17:30

[OFICINA] - Portfolio

A oficina irá instrumentalizar os alunos à criação de seus portfolios a partir de perfis e  parâmetros exigidos no mercado e sistema de artes na atualidade. São oferecidas 40 vagas e constitui pré-requisito trazer de 10 a 15 imagens da produção artística e, quando possível, o próprio computador.

Profa. Dra. Regina Johas | Sala D

 

18:00 - 22:00

[CONFRATERNIZAÇÃO] – Encerramento da VII Semana de Artes Visuais.

Evento de confraternização. Apresentação performática do Gato Ludico (20:00)

Anfiteatro


Notícia cadastrada em 03/05/2017 14:39  
SIGAA | Superintendência de Informática - | | Copyright © 2006-2021 - UFRN - sigaa16-producao.info.ufrn.br.sigaa16-producao