News > Exposição de Pesquisas da SEG inicia dia 14/04/16 às 16h no DGEF

É com grande satisfação que anunciamos a primeira Exposição de Pesquisas da SEG, onde alunos de Graduação e Pós-graduação poderão expor suas pesquisas, trabalhos, experiências e outras atividades para os demais alunos do curso, incentivando, assim, o interesse dos mesmos pelas áreas de estudo oferecidas pelo nosso departamento. As exposições acontecerão sempre no Departamento de Geofísica da UFRN, com horário previamente informado nos murais e redes sociais. As primeiras exposições ocorrerão na próxima quinta-feira dia 14 de Abril com a presença de dois  palestrantes da Graduação.

Data: 14 de Abril – Quinta-feira
Horário: 16h
Local: Sala 2 do Departamento de Geofísica

MINISTRANTE: IURIANNE CONTI

Título: Avanço das dunas sobre residências na praia de Barra do Rio - RN: O uso de GPR para visualização da arquitetura deposicional dos depósitos eólicos e praiais.

Resumo: Este artigo apresenta os resultados de levantamentos geofísicos com Ground Penetrating Radar (GPR) em Barra do Rio praia, Norte do Rio Grande do Norte, Brasil. A pesquisa é composta por três perfis na direção SE- NW e dois perfis na direção NE- SW. Em ambos os sentidos, foi utilizado antenas de 200 MHz. Os resultados obtidos mostraram duas casas enterradas e zonas condutoras relacionadas com a intrusão de água salgada. Em dependência do GPR fotografada as estruturas sedimentares internas dos depósitos costeiros.

MINISTRANTE: JEFERSON MOURA

Título: Uso integrado de GPR e GPS para elaboração de mapas utilizados como guia em atividades de manutenção e instalação de dutos.

Resumo: Este trabalho é sobre a aplicação do Radar de Penetração no Solo (GPR) para mapear as interferências subterrâneas dos limites do campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Esta atividade foi realizado em três fases distintas: No primeiro os dados de GPS e GPR foram adquiridos através da realização de um conjunto de dados 3D,composto por vinte e uma linhas paralelas espaçadas em um metro de distância . Na segunda fase, os dados foram processados com o software Reflex. Na última etapa, os dados foram analisados com base em técnicas de 2D e 3D. Os resultados obtidos possibilitaram identificar seis condutos associadas à água, boca de incêndio e um sistema de esgoto.


Notícia cadastrada em 13/04/2016 18:16  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao