Notícias > Sobre a atuação dos tutores no processo de escolha da orientação de TCC

 


Prezados discentes,


Temos assistido, em vários canais de comunicação (Sigaa, Facebook, WhatsApp) a proliferação de pedidos, direcionados aos tutores, em relação aos orientadores dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Alguns, inclusive, encaminhados para os tutores como verdadeiros clamores, como se eles pudessem dar uma solução pronta para as demandas de cada um dos alunos.

 

 

Os tutores, todavia, não estão autorizados e, tampouco, obrigados, a responderem pedidos dos alunos a exemplo de: "Quem será meu orientador"? "Quem tem vagas para orientação?" Reiterando o que já foi falado diversas vezes, ao vivo e eletronicamente: é obrigação do DISCENTE procurar um orientador para o seu TCC. De que maneira:

 

 

1 - Consulta à página pública da especialização, clicando no link https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/curso/secao_extra.jsf?lc=pt_BR&id=103333394&extra=1137033030.
Caso não consiga, siga o caminho: sigaa.ufrn.br -> pós-graduação -> lato-sensu. Procure o nome do nosso curso, clique em cima do botão de uma "lupa", depois, em "Outras opções" e "Orientadores de TCC".
Haverá uma lista com os nomes, modalidades e temáticas de orientação, e-mails e link para Currículo Lattes.
Caso o docente já esteja com sua cota preenchida, esses dados aparecerão "riscados", demonstrando a impossibilidade de orientação.

 

2 - Envio de pré-projeto e solicitação de orientação
O discente deverá encaminhar um e-mail para o docente, com, ao menos, uma proposta de pesquisa (que contenha, ao menos, temática, com indicação de fontes e metodologia), para pleitear a orientação. Recomendamos, no caso daqueles que não tem relações acadêmicas para além da disciplina da pós-graduação, que se apresentem ao professor, falando da trajetória individual e dos interesses de pesquisa.

 

3 - Aceite da orientação
Se o docente aceitar a orientação, marcará a forma mais apropriada para a produção do pré-projeto (se envolve orientação presencial ou à distância, isso é prerrogativa do professor, de acordo com suas disponibilidades). O docente, ao final, remeterá para a coordenação o pré-projeto do discente + carta de aceite + ficha de cadastro (encontram-se disponíveis na mesma página pública da pós-graduação, no menu Documentos -> Formulários.

 

Todos os lembretes acima são para reforçar que a negociação do processo de orientação é feita pelo DISCENTE e não pelo TUTOR.


O tutor poderá, evidentemente, considerando que tem como função o auxílio das atividades de ensino, nos pólos, e de apoio aos docentes:

a) Tirar dúvidas, individualmente, acerca de afinidades entre temáticas dos alunos e dos orientadores em potencial;

b) Divulgar o esgotamento de prazos em relação ao processo de formalização da orientação;

c) Lembrar em que endereço, na página pública da especialização, encontra-se a lista de orientadores e temáticas;

d) Orientar, se quiser, TCCs - nesse caso, mantendo relações mais específicas com os orientandos.


Como as informações que interessam aos discentes (nome, e-mail, modalidade de TCC, temáticas, currículo) estão na página pública da especialização, que é auto-explicativa, e, considerando que os alunos da pós já são graduados e independentes, poderão, sozinhos, acessar os dados e negociar a orientação, sem a necessidade de sobrecarregar os tutores com tarefas que não são de sua competência.


Saudações,
Prof. Lourival Andrade Júnior - Coordenador Geral
Prof. Helder Alexandre Medeiros de Macedo - Coordenador Pedagógico


Notícia cadastrada em 16/10/2015 15:49  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao