News > PALESTRA - Nova Classe de Modelos Computacionais para Acoplamento Hidro-Geomecânico em Prospecção Secundária de Petróleo no Pré-sal Brasileiro

Dia 15 de setembro, terça-feira, às 10h30, no auditório do prédio central do CCET, o Professor Doutor Luiz Carlos Radtke do Laboratório Nacional de Computação Científica - LNCC, fará uma palestra cujo título é "Nova Classe de Modelos Computacionais para Acoplamento Hidro-Geomecânico em Prospecção Secundária de Petróleo no Pré-sal Brasileiro".

 

Autor: Luiz Carlos Radtke - Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC)

 

Título: Nova Classe de Modelos Computacionais para Acoplamento Hidro-Geomecânico em Prospecção Secundária de Petróleo no Pré-sal Brasileiro.

 

Resumo:

 

Neste trabalho propomos o desenvolvimento de novos modelos computacionais para descrever o acoplamento hidro-geomecânico durante o processo de recuperação de petróleo nas formações geológicas que compõem o pré-sal brasileiro. O acoplamento entre hidrodinâmica, transporte e geomecânica de rochas viscoelásticas é construído no contexto de formulações iterativamente acopladas. Os subsistemas governantes do movimento dos fluidos são discretizados pelos métodos numéricos localmente conservativos e o subsistema da geomecânica pelo método dos elementos finitos mistos. As incertezas dos parâmetros de entrada do modelo são quantificadas computacionalmente fazendo uso do método de Monte Carlo.
Simulações numéricas em geometrias fornecidas pela sísmica do pré-sal são realizadas ilustrando os efeitos geomecânicos sobre as curvas de produção.

 

Atenciosamente,

 

Secretaria DGEF.


Notícia cadastrada em 10/09/2015 14:46  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa02-producao.info.ufrn.br.sigaa02-producao