Notícias > Oportunidade de Iniciação Científica 2 - Profa. Sandra Gomes

Pessoal, aproveitem essas oportunidades de grande amadurecimento acadêmico. lembro que tanto bolsistas quanto voluntários podem aproveitar até 300 horas para fins de Atividades Complementares do curso

Oportunidade de Iniciação Científica (2 bolsas e 2 voluntários)

Plano de Trabalho 1 - Composição do Secretariado Estadual e Coalizões de Governo: o caso do Rio Grande do Norte (Bolsista)
Plano de Trabalho 2 - Composição do Secretariado Estadual: o caso do Rio Grande do Norte no período 2003 a 2010 (bolsista)
Plano de Trabalho 3 (voluntário) - Composição do Secretariado Estadual: o caso do Rio Grande do Norte no período 1995 a 2002
Plano de Trabalho 4 (voluntário) - Composição do Secretariado Estadual: o caso do Rio Grande do Norte no período 2011 a 2014

O trabalho dos bolsistas e voluntários desta pesquisa está inserido em uma Pesquisa Nacional, coordenadora pela Fundação Getúlio Vargas (SP), que realiza um estudo comparativo dos Estados brasileiros em diversos aspectos de governo, eleições, partidos e formação de coalizões de governo nas esferas estaduais.

No caso do estado do Rio Grande do Norte, a pesquisa é coordenada pela Profa. Sandra Gomes (Departamento de Políticas Públicas) e envolve, especificamente, a coleta e análise de informações sobre os secretariados estaduais e alimentação de um banco de dados nacional, criado exclusivamente para esta pesquisa. Adicionalmente, a equipe local da pesquisa (RN) irá realizar um estudo aprofundado, de cunho mais qualitativo, do perfil desse secretariado e de sua rede de relações e sustentações políticas. O período de análise completo é 1995 a 2014.

Pesquisa: PVC11999-2015 - As Instituições Políticas Subnacionais: Um Estudo Comparativo dos Estados Brasileiros

Requisitos para os candidatos:
- alunos a partir do terceiro período
- ter interesse em estudar o tema e disponibilidade de fazer pesquisa em campo (entrevistas e coleta de informações) e de participar dos treinamentos
- dedicar-se 20 horas por semana ao desenvolvimento do Plano de Trabalho
- preferência será dada aos alunos que cursaram disciplinas relacionadas ao tema (Partidos Políticos e eleições no Brasil, Sistemas eleitorais e Partidários, Sistemas de Governo etc)
- análise do desempenho acadêmico do candidato a partir de seu histórico será central como critério de seleção e, especialmente, de desempate.
- voluntários selecionados e bem avaliados durante o desenvolvimento dos trabalhos terão prioridade nas próximas bolsas remuneradas.

Prazos:
- registrar interesse via SIGAA até 2 de agosto
- entrevistas: segunda, 3 de abril, período da tarde (ATENÇÃO: horário de cada entrevistado será enviado por e-mail na segunda pela manhã)
- seleção e registro no SIGAA dos candidatos selecionados: 5 de agosto


Notícia cadastrada em 24/07/2015 09:02  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa04-producao.info.ufrn.br.sigaa04-producao