News > PALESTRA - PRFª NAOMI USSAMI (GEOCIÊNCIAS - IAG-USP)

PALESTRA

 

 
DATA: 22/05/2014 (Quinta-feira)
 
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEP. DE GEOFÍSICA
HORA: 10:30 HORAS
 
 
PALESTRANTE: PROFª DRª NAOMI USSAMI 
(Dpto. De Geociências IAG-USP)
 

TÍTULO: Novos dados geofísicos das bacias do Paraná e Chaco-Paraná: contribuição ao estudo tectônico de bacias intracratônicas.

 
 
 
RESUMO

As bacias intracratonicas representam amplas áreas de subsidência e sedimentação no interior de placas litosféricas.  Na América do Sul, bacias intracratonicas são as bacias do Amazonas, Paraná, Chaco e Parnaíba. A longa história de sedimentação (> 250 My) interrompida por várias fases de soerguimento e erosão têm dificultado a proposição de um único mecanismo de origem e evolução. A subsidência das bacias intracratonicas na América do Sul coincide com o período de máxima subducção de litosferas oceânicas no supercontinente Gondwana. Portanto, processos dinâmicos do manto astenosférico devem ser considerados na modelagem da subsidência dessas bacias.  Serão apresentados os resultados recentes de estudos geofísicos da litosfera das bacias do Paraná e do Chaco-Paraná e as implicações sobre a sedimentação, magmatismo e quebra continental.


Notícia cadastrada em 15/05/2014 11:31  

Baixar arquivo
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao