/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: IZAEL DE SOUSA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : IZAEL DE SOUSA COSTA
DATA : 28/07/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala de aula 07 do Departamento de Nutrição - DNUT/UFRN.
TÍTULO:

Efeito da suplementação de proteínas bioativas isoladas do tamarindo secretagogas da CCK e seu sinergismo com leptina em ratos wistar obesos.


PALAVRAS-CHAVES:

Obesidade; Tamarindus Indica L.; Inibidor de tripsina; CCK; Saciedade.


PÁGINAS: 67
RESUMO:

A obesidade é uma epidemia mundial que pode ocorrer por fatores: genéticos, ambientais e metabólicos/hormonais. Dentre os fatores hormonais, é visto que o indivíduo em estado de obesidade apresenta resposta alterada a atuação de determinados hormônios em relação aos indivíduos eutróficos, tais como: a hiperleptinemia, a resistência a leptina, bem como alteração na atuação da colecistoquinina (CCK). Por ser uma doença multifatorial seu tratamento também se dá por diversos meios, destacando-se entre várias possibilidades o uso de secretagogos da CCK. Este estudo teve por objetivo avaliar o estado nutricional e o efeito do ITT como secretagogo da CCK e seu sinergismo com leptina em ratos Wistar obesos. Foi realizado um estudo do tipo experimental com três grupos de ratos Wistar obesos (n=15), sendo utilizadas as dietas comercial padrão e experimental de alto índice glicêmico (Dieta HGI), além do ITT, durante 10 dias. Aos grupos de ratos obesos foram administrados: dieta HGI mais água (dieta hiperglicídica + 1 mL de água por gavage); dieta HGI mais ITT (dieta hiperglicídica + 1 mL de ITT por gavage na concentração de 25 mg/Kg) e dieta padrão mais água (dieta padrão + 1 mL de água por gavage) e verificado ao longo desse período o efeito do ITT sobre o estado nutricional de obesidade, o nível sérico e a expressão de genes relacionados a CCK a nível intestinal e leptina em tecido adiposo (subcutâneo e visceral). Foi observado que todos os animais encontravam-se obesos antes e após o experimento, porém, os ratos que passaram pelo tratamento com o ITT tiveram uma tendência à redução do Índice de Lee, quando comparado ao grupo sem tratamento e tratamento padrão. Nos animais obesos tratados com ITT não foi observado diferenças estatísticas entre os valores de expressão gênica para CCK (Pré-pró-CCK), receptor CCK1R e 2R e a enzima convertase (PSCK1) quando comparado aos demais grupos. Mas, houve diminuição significativa na expressão do receptor CCK1R para os animais tratados com a dieta padrão que interessantemente não diferiu do tratado com ITT. Também foi visito que os animais que foram tratados com o ITT, apresentaram valores de leptina sérica inferiores aos animais tratados com dieta nutricionalmente adequada e a dieta HGI, entretanto sem diferença estatística no nível de expressão do gene ob da leptina. Sendo assim, ao constatar o efeito de ITT na diminuição a nível sérico de leptina e ainda os resultados relacionados ao efeito secretagogo de ITT para CCK com animais obesos, neste estudo sugere-se uma ação sinérgica. Em que o ITT ao reduzir os níveis de leptina, melhore a ação da CCK em animais obesos, resultando na tendência a redução do estado nutricional de obesidade demostrada neste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2578619 - ANA HELONEIDA DE ARAUJO MORAIS
Externo ao Programa - 2997294 - RICHELE JANAINA ARAUJO MACHADO
Interno - 1452705 - SEVERINA CARLA VIEIRA CUNHA LIMA

Notícia cadastrada em 03/07/2017 11:57  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao