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Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: JOSÉ VILMAR FIRMINO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JOSÉ VILMAR FIRMINO
DATA : 04/04/2019
HORA: 14:00
LOCAL: SALA B2 - CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

OPERADORES ARGUMENTATIVOS NO ARTIGO DE OPINIÃO: UMA INTERVENÇÃO ATRAVÉS DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA


PALAVRAS-CHAVES:

Operadores Argumentativos. Artigo de Opinião. Sequência Didática. Ensino.


PÁGINAS: 115
RESUMO:

A presente pesquisa investiga o uso dos operadores argumentativos nos textos produzidos pelos alunos do Ensino Fundamental, na produção textual do gênero artigo de opinião, com objetivo geral de analisar a construção dos processos linguísticos argumentativos. Apontamos alguns objetivos específicos tais como: saber se o gênero artigo de opinião pode despertar o interesse pela leitura e produção textual; comprovar se o conhecimento dos processos linguísticos argumentativos favorecem à construção dos textos de opinião; confirmar se através da aplicação da sequência didática é possível ler e produzir um texto argumentativo desejável; mostrar se houve alguma evolução quanto à leitura e à produção do referido gênero no decorrer da aplicação da sequência didática. Justificamos nosso trabalho pelo fato de que na maioria dos livros didáticos não aparecem atividades, mais consistentes, com relação ao uso de mecanismos linguísticos e argumentativos em textos de opinião. Para isso, elaboramos uma intervenção pedagógica através da sequência didática, aplicada nos textos produzidos pelos alunos pela necessidade de encontrar alternativas didáticas que ajudem esses discentes a despertar o interesse e o prazer pela leitura e, principalmente, pela produção escrita argumentativa. Entendemos que a argumentação vai além da intenção e que pode ser desenvolvida por meio de processo educativo, principalmente na utilização adequada dos processos linguísticos da argumentação. Desse modo, desenvolvemos uma pesquisa-ação balizada em THIOLLENT (2011), com abordagem qualitativa, numa turma de 27 (vinte e sete) alunos matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Barcelona-RN. Escolhemos a sequência didática proposta por DOLZ, NOVERRAZ e SCHINEUWLY (2004) como objeto de intervenção pedagógica através do gênero textual Artigo de Opinião, na perspectiva de contribuir tanto na melhoria da produção escrita argumentativa quanto na formação de leitores de textos argumentados. Além disso, para melhor fundamentar nossa pesquisa selecionamos os estudos sobre os gêneros textuais de MARCUSCHI (2005), BAZERMAN (2006) e DIONÍSIO (2002); sobre a argumentação buscamos PLANTIN (2008), CHAIM PERELMAN e LUCIE OLBRECHTS-TYTECA (2005) e KOCH (2005); sobre a coesão e a coerência, em ANTUNES (2005); a escrita processual de PASSARELLI (2004), entre outros autores. Dessa forma, o trabalho com aplicação da SD, vem demostrando que os resultados alcançados até o momento, podem contribuir para as possíveis discussões em torno desse objeto de estudo, que se refere ao uso dos operadores argumentativos na produção textual dos alunos.


MEMBROS DA BANCA:
Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Presidente - 056.218.104-06 - MARIA ASSUNCAO SILVA MEDEIROS - UFRN
Interno - 1168647 - MARIO LOURENCO DE MEDEIROS

Notícia cadastrada em 19/03/2019 11:32  
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