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Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: RENILSON NÓBREGA GOMES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RENILSON NÓBREGA GOMES
DATA : 22/03/2019
HORA: 14:00
LOCAL: BLOCO B - SALA 02
TÍTULO:

DA DIDATIZAÇÃO À INTERAÇÃO: REPENSANDO O DESTINO DAS PRODUÇÕES ESCOLARES A PARTIR DO GÊNERO CARTA DE LEITOR


PALAVRAS-CHAVES:

Produção de texto. Didatização. Interação. Carta de leitor.


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Este projeto de qualificação sistematiza a reflexão que vem sendo dada à didatização da produção escrita escolar com foco para o gênero textual carta de leitor, pontuando a relevância dessa prática abrir perspectivas para a interação além da sala de aula. Como sabemos, na aula de Língua Portuguesa, as produções textuais têm se efetivado mais como atividade do que para estabelecer comunicação. Partimos do seguinte questionamento: como o estudante usará a escrita com fins interacionais, caso continue vivenciando experiências didatizadas/mecanizadas? Nesse sentido, é de competência da escola formar alunos capazes de recepcionar saberes, mas também de produzi-los e sistematizá-los. No entanto, a proposta de ensino que vem sendo dada ao texto escolar poderá não contribuir na interação discente caso não haja um interlocutor diferente do professor. Neste contexto, o objetivo geral da pesquisa é investigar a compreensão que alunos do Ensino Fundamental demonstram no uso da escrita como interação. Escolhemos o gênero carta de leitor a fim de atestar a meta ser investigada, tomando como base os postulados de autores como Abaurre e Abaurre (2012), Alves Filho (2011), Antunes (2003, 2009, 2014), Arcoverde e Arcoverde (2007), Cavalcante (2008), Koch (2013), Koch e Elias (2017) e Paz (2010), dentre outros. Na execução do projeto, utilizaremos uma sequência didática (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEUWLY, 2004), objetivando alcançar a concepção de escrita que apontamos como proposta desse nosso trabalho. O público participante da pesquisa é formado por alunos que no ano escolar de 2018, início de aplicação do projeto, estudavam no 6º ano e agora em 2019, considerando a continuidade, encontram-se no 7º ano do EF de uma escola pública do município de Tenório – PB. Como resultado preliminar, observamos que há condição do aluno usar a escrita como oportunidade de comunicação, empregando conhecimentos linguístico, textual e interacional na produção do seu texto. No entanto, para que essa finalidade se estabeleça, é preciso que a didatização em questão seja trabalhada com foco na interação indo além das possibilidades de escrita que se vinha efetivando em contexto escolar e contestamos neste estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2275923 - MARCIO SALES SANTIAGO
Interna - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Interna - 348014 - MARISE ADRIANA MAMEDE GALVAO

Notícia cadastrada em 11/03/2019 10:55  
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