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Notícias > Banca de DEFESA: SANDRA DANIELE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : SANDRA DANIELE OLIVEIRA
DATA : 22/03/2018
HORA: 10:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

LITERATURA POTIGUAR EM SALA DE AULA: DESATANDO OS NÓS PARA O LETRAMENTO LITERÁRIO


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura Potiguar, Ensino, Letramento literário


PÁGINAS: 112
RESUMO:

Não é de hoje que as inquietações no que se refere à leitura, e a falta dela, na escola vêm sendo o dilema entre a maioria dos professores de Português. É notório o distanciamento progressivo da leitura, contudo da leitura literária. E os motivos são os mais diversos. Mas independente de quais sejam, é urgente buscar e encontrar saídas no sentido de solucionar a problemática sobre as lacunas deixadas pela leitura literária na formação do leitor, o que influencia negativamente na competência leitora e apreciação da literatura. Diante da questão, abordaremos uma possibilidade metodológica fundamentada na pesquisa-ação, com o objetivo principal de sensibilizar novos leitores em seu letramento literário. A intervenção está ancorada na validação e aplicação da Sequência Básica de Cosson (2014) a uma turma de 6º ano do ensino fundamental de uma escola rural da Serra de Santana, vinculada à rede municipal de ensino. Participam desse processo investigativo vinte e cinco alunos - dois com necessidades educacionais especiais e a pesquisadora na condição de professora de Português da turma.  Na escolha metodológica, considerando a natureza do fenômeno estudado, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimentos, a observação e atividades orais e escritas registradas em portfólios, que contribuíram para uma coleta de dados significativos na tentativa de respostas aos objetivos propostos. Partimos do conceito de leitura enquanto prática social referenciada principalmente pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (2001), Leffa (1996), Solé (1998), Soares (2001) e Kleiman (2009). Utilizamos a Literatura norte-riograndense como estratégia de aproximar o leitor do texto literário em diálogo às proposições sobre os aspectos de tradição e continuidade literária de Todorov (2010) e a literatura enquanto humanizadora de Candido (2007). A partir das atividades realizadas, os alunos evidenciaram o entendimento do aspecto humanizador da literatura, em compatibilidade a efetivação do letramento literário. O que nos revela que alcançamos nosso objetivo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 1674285 - ANA MARIA DE OLIVEIRA PAZ
Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN

Notícia cadastrada em 22/02/2018 21:34  
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