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Notícias > Banca de DEFESA: DMITRYEV CYRENEU DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DMITRYEV CYRENEU DA SILVA
DATA : 13/06/2018
HORA: 16:00
LOCAL: NEPSA II
TÍTULO:
ADOÇÃO DO MODELO LIFE CYCLE CANVAS DE GESTÃO DE PROJETOS NO CONTEXTO DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS

PALAVRAS-CHAVES:

Ensino-Aprendizagem em Administração; Gestão de Projetos; Life Cycle Canvas; Aprendizagem Baseada Em Projetos. 


PÁGINAS: 119
RESUMO:

O estudo realizado busca esclarecer como o modelo Life Cycle Canvas pode apoiar a Aprendizagem Baseada em Projetos quando no contexto de aprendizagem dos alunos de Administração. O trabalho se caracteriza como exploratório e traz uma abordagem qualitativa a fim de explicar esse fenômeno no contexto em que acontece Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa de campo, na qual o investigador conduziu uma disciplina no curso de Administração em uma Instituição Federal de Ensino Superior o qual foram analisados o desenvolvimento das competências de 16 alunos a partir do contexto dos modelos inseridos na disciplina. A coleta de dados se fez a partir dos portfólios de aprendizado dos alunos e de um questionário, bem como na observação do pesquisador e de uma entrevista coletiva. Foi utilizada a análise de conteúdo para o tratamento dos dados gerados na disciplina suportada pelos softwares NVivo e Copy Spider. Como resultados, temos que a principal contribuição teórica foi o alinhamento entre as competências e habilidades que fazem parte do aprendizado de um Administrador com as que são beneficiadas pela ABPj. Nesse sentido, foi constatado que o Life Cycle Canvas não suporta diretamente o desenvolvimento de competências, no entanto ele suporta o modelo de aprendizagem o que, por conseguinte acaba beneficiando o desenvolvimento de competências. Assim, o modelo LCC, se mostra como um auxiliar no ambiente de Aprendizagem Baseada em Projetos, ao passo que os alunos inseridos nesse contexto de precisar fazer um projeto, se sentem mais seguros nas tomadas de decisão visto a facilidade que o modelo imprime na sua comunicação e atrela uma dinamicidade que se mostrou necessária. O ambiente desafiador que a Aprendizagem Baseada em Projetos promove, se encaixa de maneira sincrônica ao contexto de formação de um administrador. De maneira complementar, foi evidenciado a necessidade que os alunos de Administração sentem ao longo do curso acerca da falta de prática durante as disciplinas. A prática foi um dos pontos mais fortes da disciplina, que acabou estimulando os alunos principalmente nas habilidades de resolução de problemas e trabalho em equipe. Sendo assim, o estudo mostrou que o pressuposto se confirmou, e os alunos entenderam que só o fato de o Life Cycle Canvas ajudar o projeto, já seria, por conseguinte, uma facilitação na disciplina, resultando assim em uma facilitação no processo de aprendizado. O estudo, além de criar massa crítica sobre experiências com Aprendizagem Baseada em Projetos no Ensino de Administração no Brasil, inaugura o uso de um modelo de gestão de projetos ao longo de uma disciplina, como auxiliar no desenvolvimento do aluno no seu aprendizado.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2668551 - ANDRE MORAIS GURGEL
Externo à Instituição - BRUNO CAMPELO MEDEIROS - IFRN
Presidente - 1696802 - JOSUÉ VITOR DE MEDEIROS JÚNIOR
Interno - 1149367 - MANOEL VERAS DE SOUSA NETO
Externo ao Programa - 2453560 - MARIA CRISTINA LEANDRO DE PAIVA

Notícia cadastrada em 17/05/2018 07:50  
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