/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCISCO DAVID MOTA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO DAVID MOTA SILVA
DATA : 14/03/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório do NPIT
TÍTULO:

PROJETO DE MINIGERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO EM ORGANIZAÇÕES MILITARES DE TERRA – CENTRO DE INTENDÊNCIA DA MARINHA EM NATAL (CeIMNa)


PALAVRAS-CHAVES:

Geração Solar Fotovoltaica. Autossuficiência. Modelamento Tridimensional. Viabilidade Econômica. Geração Distribuída. Energia Renováveis.


PÁGINAS: 159
RESUMO:

Este trabalho trata de geração solar fotovoltaica. Devido a crescente demanda energética das instituições militares e a necessidade de modelos de consumo de energia que demandem menos recursos financeiros o trabalho propõe uma redução dos custos de energia elétrica com a instalação de uma miniusina solar fotovoltaica conectada à rede de energia elétrica. É dimensionado um sistema de geração de energia elétrica baseado na fonte solar para o autoconsumo de uma unidade piloto, integrado um sistema de gerenciamento de energia no qual será possível, na ampliação, identificar o perfil da curva de carga da unidade em estudo permitindo a total gestão do ponto de medição e aperfeiçoamento da gestão dos rateios das contas de energia em cada Organização Militar instalada no território da BNN (Base Naval de Natal). A premissa considerada é a autossuficiência energética da edificação utilizando o recurso solar como fonte de energia elétrica e assim seguir as diretrizes do projeto CON ENERGIA da Marinha do Brasil que se encontra estruturado em três pilares: o Mercado Livre, a Eficiência Energética e a Geração Distribuída.  Esse sistema possui diversas vantagens, entre elas o aproveitamento da energia do sol e redução da emissão de gases causadores do efeito estufa, a redução no valor da fatura de energia elétrica e reduzir as perdas elétricas com a transmissão, devido à geração estar próxima do consumo. O sistema proposto é projetado para compensar todo o consumo de energia elétrica da unidade piloto e foi estabelecida uma potência instalada de 165 kWp. São detalhados os componentes básicos do sistema de geração e um modelamento tridimensional da planta de geração além de apresentar uma análise de viabilidade econômica do projeto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 346989 - JOSE TAVARES DE OLIVEIRA
Interno - 347427 - RICARDO FERREIRA PINHEIRO
Externo ao Programa - 1770049 - GABRIEL IVAN MEDINA TAPIA

Notícia cadastrada em 12/03/2018 09:57  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao