/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: HEITOR BRENO SILVA BEZERRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HEITOR BRENO SILVA BEZERRA
DATA : 14/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do CTEC
TÍTULO:

Novas soluções de refrigeração ambiental com eficiência energética na UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Distorção harmônica; Eficiência energética; Inovações tecnológicas; Inversores; Inspeções técnicas, normas e padrões; Qualidade da energia elétrica, Retificadores, Tecnologia inverter; VRF. 


PÁGINAS: 115
RESUMO:

O VRF, ou o Variable Refrigerant Flow (Fluxo Variável de Refrigerante) é uma das maiores inovações tecnológicas de climatização ambiental. Os equipamentos que funcionam com essa tecnologia possuem elevada eficiência energética, graças às características construtivas do sistema, bem como disporem de diversos recursos que visam garantir a máxima confiabilidade possível do sistema, seja na automação, no gerenciamento remoto ou na possibilidade de instalação de renovadores de ar, a fim de garantir a maior qualidade de ar no ambiente. Esse sistema possui ainda múltiplos controladores eletrônicos, que buscam desde a suavização da partida da máquina até controle correto de demanda térmica.No entanto, os equipamentos com a tecnologia VRF, por se tratarem de cargas não lineares, trazem diversas preocupações quanto aos problemas de qualidade da energia elétrica que o para a rede elétrica que os alimentam. Entre eles, estão a distorção harmônica e desequilíbrios de tensão e corrente. Para que possam ser visualizados, assim como os meios para atenuá-los, são realizadas diversas implementações em software devidamente escolhido para essa finalidade, aí incluido o processamento dos sinais de tensão e corrente.Também são comparadas diversas instalações elétricas de vários prédios do campus da UFRN, sendo alguns equipados com sistemas de ar condicionado com tecnologia VRF e outros com sistemas de ar condicionado convencionais, visando ilustrar a eficiência energética de cada prédio. São feitas projeções para a substituição dos sistema convencionais pelos sistemas VRF nesses prédios, além de comparativos que permitem apresentar a elevação da eficiência energética nesses edifícios.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347429 - JOSE LUIZ DA SILVA JUNIOR
Interno - 3524391 - CRISLUCI KARINA SOUZA SANTOS CANDIDO
Externo ao Programa - 347564 - CAIO DORNELES CUNHA

Notícia cadastrada em 07/08/2017 16:35  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao