/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: TOMAS PEREIRA JUNIOR

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TOMAS PEREIRA JUNIOR
DATA : 28/11/2018
HORA: 10:00
LOCAL: Miniauditório do 3º subsolo do HUOL
TÍTULO:

Capacitação profissional para segurança do paciente critico em terapia renal substitutiva


PALAVRAS-CHAVES:

Educação continuada; segurança do paciente; diálise renal; unidades hospitalares de hemodiálise.


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A injúria renal aguda é uma entidade nosológica complexa, frequentemente associada a etiologia multifatorial, com grande impacto clinico ao analisarmos aspectos relacionados a sua incidência, formas de apresentação e morbimortalidade, além de ser caracterizada como risco independente para  mortalidade e internação prolongada. A terapia de substituição renal é definida como método de tratamento que visa a depuração plasmática de escórias nitrogenadas resultantes do metabolismo orgânico, manutenção do equilíbrio eletrolítico e ácido-base, além da remoção do excesso de líquidos.

O paciente crítico em terapia renal substitutiva apresenta-se normalmente em condições clinicas precárias, fato que os tornam bastante susceptíveis às intercorrências e complicações decorrentes do tratamento dialítico. Eventos adversos e desfecho negativo durante o tratamento são frequentemente relacionados ao paciente, ao equipamento e ao profissional executante.

Pensando na vulnerabilidade clinica, nos riscos potenciais e na necessidade de profissionais qualificados para o atendimento a esses enfermos, realizou-se curso de extensão pela UFRN no mês de maio/2018 com 30 vagas ofertadas através do portal acadêmico (SIGAA) direcionadas a Médicos, Enfermeiros e graduandos dos cursos citados. A capacitação foi planejada através de módulos teórico e prático, perfazendo uma carga horária total de 10h. Utilizamos aulas expositivas tradicionais e metodologia ativa de ensino através do Aprendizado Baseado em Equipes, simulações, workshop de equipamentos e OSCE( objective structured clinical examination ). Obtivemos 33 inscritos com 73,3% presentes ao início do curso. Os Enfermeiros e graduandos de Enfermagem foram a maioria dos presentes com 93% dos inscritos, sendo 08 graduados e 24 estudandes de Enfermagem, além de apenas 01 estudante de Medicina. Submetemos os aprendizes a uma avaliação on-line com 10 perguntas fechadas tipo múltipla escolha entre os módulos e definimos média de 70% como objetivo, sendo alcançada média de 82,2%. Durante o Módulo prático realizamos um OSCE com duas estações que simulavam os eventos adversos (EA) mais comuns durante a terapia renal substitutiva em unidade de terapia intensiva, observamos média geral de 80,35% e apenas um aluno com 50,85%. Realizamos após o evento pesquisa de satisfação on-line ofertando espaço para sugestões, com 80% dos participantes satisfeitos ou muito satisfeitos acerca do evento realizado.  

     Entendemos educação continuada como um recurso valioso no ensino nas diversas áreas profissionais na medida em que os conhecimentos adquiridos ou atualizados geram aplicabilidade imediata, aprimorando as competências dos profissionais envolvidos, trazendo melhorias diretas à sociedade e segurança ao paciente pelo estabelecimento das boas práticas assistenciais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2171406 - ELAINE LIRA MEDEIROS
Interno - 2495713 - ROSIANE VIANA ZUZA DINIZ
Interno - 2644228 - SIMONE DA NOBREGA TOMAZ MOREIRA

Notícia cadastrada em 09/11/2018 15:01  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao