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Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: TACICLEIDE DANTAS VIEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : TACICLEIDE DANTAS VIEIRA
DATA : 25/03/2019
HORA: 14:30
LOCAL: AUDITÓRIO C DO CCHLA
TÍTULO:

FILME PUBLICITÁRIO E(M) DIALOGIZAÇÃO: processos de (con)fusão e de refração no projeto de dizer de um gênero híbrido


PALAVRAS-CHAVES:

FILME publicitário. Projeto de dizer. Diversidade. Contemporaneidade.



PÁGINAS: 140
RESUMO:

Esta pesquisa interroga a esfera discursiva responsável por criar e publicar os enunciados que suscitam o consumo mercadológico. Seu objetivo capital é compreender a atual configuração do projeto de dizer do gênero filme publicitário, considerando as campanhas publicitárias produzidas na contemporaneidade em datas comemorativas, especificamente o Natal e o Dia das Mães. Ademais, empenha-se em construir inteligibilidade sobre o alinhamento do(s) discurso(s) publicitário(s) com o(s) de seu(s) (supra)destinatário(s) (BAKHTIN, 2016). Para tanto, tece uma rede teórico-metodológica cuja linha mestra corresponde aos postulados do Círculo de Bakhtin, nomeadamente os que discorrem sobre linguagem, gênero do discurso, enunciado concreto, projeto de dizer, relações dialógicas e forças centrípetas e centrífugas. Tais noções são articuladas a discussões advindas de pensadores dos Estudos Culturais – BAUMAN (2008), CANCLINI (2015) – e a concepções importadas da área da Comunicação. Situado na Linguística Aplicada, em seu caráter trans ou indisciplinar para abordar as práticas discursivas/sociais concretas, o estudo adota o paradigma interpretativista, em cooperação com o método indiciário, assumindo uma orientação sócio-histórica-dialógica. As interações com os filmes publicitários constituintes do corpus possibilitam conhecer e sistematizar elementos e embates dialógicos e ideológicos que atravessam e caracterizam a (re)configuração da diretriz comunicativa desses enunciados verbivocovisuais (PAULA, 2014) na contemporaneidade. Arquitetados por um projeto híbrido, em (con)fusão com o de outro(s) gênero(s), tais filmes são tensionados por valores estabelecidos ao longo de uma tradição e por sua reivindicada reavaliação no tempo presente, abrindo-se à diversidade não apenas na sua composição, ou seja, nos formatos e nas materialidades em que se expressam, mas na sua configuração, isto é, nas suas matrizes intencionais e nos meios de realização da sua arquitetônica. A análise desses filmes produzidos para datas extremamente consolidadas na cultura tem realçado a tensão exercida sobre a intenção desses enunciados, ao tempo em que anuncia que o conjunto de estratégias e de recursos mobilizados nesses filmes responde à unidade de seu projeto de dizer, definido no primeiro instante de sua criação e implicado em cada mo(vi)mento de sua configuração. Esse projeto de dizer, que não somente persuade ou vende, mas, sobretudo, emociona, diverte, entrete, tende a refletir e a refratar discursos contemporâneos enquanto se consagra em um fundo dialógico, por vezes, conservador e estereotipado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1149420 - MARIA DA PENHA CASADO ALVES
Externo ao Programa - 3943432 - JOSENILDO SOARES BEZERRA
Externa à Instituição - LUCIANE DE PAULA - UNESP

Notícia cadastrada em 14/03/2019 08:01  
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