/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: MARIA EMANUELA MATOS LEONARDO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA EMANUELA MATOS LEONARDO
DATA : 13/04/2018
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 26A da Escola de Saúde
TÍTULO:

Avaliação do efeito do jogo "quarto perfeito: aprenda a dormir bem” nos parâmetros e hábitos de sono de crianças saudáveis


PALAVRAS-CHAVES:

higiene do sono; criança; sono; jogo sério; promoção de saúde


PÁGINAS: 185
RESUMO:

O sono insuficiente e irregular pode ser influenciado pela presença hábitos de sono inadequados. Intervenções que promovem o bom sono, como as que concentram-se na disseminação das recomendações comportamentais e ambientais em higiene do sono com crianças, apresentam-se como uma alternativa. Os jogos sérios visam promover conhecimento e mudanças comportamentais, sem deixar de incluir a característica do entretenimento. Esses jogos apresentam particular interesse para crianças e adolescentes, pois são atrativos e envolvem os usuários, o que promove mais exposição aos temas propostos. Assim, objetivou-se avaliar os efeitos do jogo sério “Quarto Perfeito: aprenda a dormir bem” (baseado nas recomendações em higiene de sono) nos hábitos e parâmetros de sono de crianças saudáveis. Para tanto, foram definidos um grupo experimental (GE) (n = 8) e um grupo controle (GC) (n = 5), os quais foram avaliados em relação ao padrão de sono, hábitos de sono e sonolência. As avaliações ocorreram em três momentos, pré-intervenção, pós intervenção e seguimento (após quatro semanas). A intervenção com o jogo sério ocorreu duas vezes por semana, por três semanas consecutivas, com duração de até 50 minutos cada encontro. Com relação aos resultados provenientes dos relatos dos pais, apurou-se incremento de 45 minutos do tempo na cama em dias escolares e 5 minutos aos finais de semana, aumento na realização de atividades calmas para o GE em comparação ao GC, entretanto, não houve alteração nas atividades com dispositivos eletrônicos, após a intervenção. Os resultados das informações fornecidas pelas crianças apontaram redução da quantidade de objetos eletrônicos no quarto e das ações com esses dispositivos próximo ao horário de dormir para o GE. Entretanto, essas mudanças não foram estatisticamente significativas. Conclui-se que a intervenção com o jogo sério proporcionou uma experiência positiva e divertida ao público que se destina. Contudo, não foram identificadas melhorias significativas no padrão de sono, na sonolência e nos hábitos de sono das crianças, possivelmente em decorrência de erro amostral ou das limitações da intervenção.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1665448 - KATIE MORAES DE ALMONDES
Externo ao Programa - 1199136 - CAROLINA VIRGINIA MACEDO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - MARIA LAURA NOGUEIRA PIRES - UNESP

Notícia cadastrada em 12/04/2018 15:02  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao