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Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: RAYANNE MEDEIROS DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAYANNE MEDEIROS DA SILVA
DATA : 11/11/2017
HORA: 09:00
LOCAL: Sala 06
TÍTULO:

ENTRANDO NO JOGO: REFLEXÕES SOBRE OS SABERES DOCENTES, ACADÊMICOS E DA TRADIÇÃO PARA PENSAR O ENSINO DA CAPOEIRA NA ESCOLA


PALAVRAS-CHAVES:

Capoeira; Ensino; Tradição; Educação Física escolar.


PÁGINAS: 70
RESUMO:

Sabemos que a capoeira é uma manifestação afro-brasileira que se consolidou historicamente nas entranhas da tradição, mas que hoje permeia diversos espaços. Cientes disto, acreditamos que o processo de transmissão dos saberes da capoeira se configura pela alteridade e que os distintos saberes tais como da tradição, acadêmico e docentes se relacionam com esta manifestação cultural dando-lhe diferentes sentidos e significados. No entanto, consideramos que se faz necessário refletir como que a área da Educação Física – recorte do universo acadêmico - tem estabelecido relação com o saber da capoeira que advém do espaço da tradição. São lógicas, tempos e espaços distintos ao se pensar o mesmo saber. Nesta empreitada, a presente dissertação se propõe dialogar com estes diferentes saberes construídos e estabelecidos socialmente para pensar como a capoeira chega no contexto escolar como conteúdo da Educação Física. Com isso surgi nossas questões de estudo: como a produção do conhecimento em Educação Física se organiza para propor o ensino da capoeira no ensino básico? O ensino da capoeira na Educação Física escolar considera os saberes da tradição enunciados pelos mestres de capoeira? A luz destas questões, apresentamos como objetivo geral deste escrito identificar e discutir o trato pedagógico do ensino da capoeira na Educação Física escolar, considerando os diferentes saberes que influenciam a prática docente. Para tanto, recorremos como caminho metodológico a abordagem da pesquisa qualitativa de cunho descritivo. Inclinados a ouvir o que os saberes da tradição tinham a depor sobre os saberes da capoeira e os processos de ensino-aprendizagem, entrevistamos seis mestres de capoeira – como representantes dessa manifestação. Buscando conhecer também o que dizem os saberes acadêmicos, invocamos cinco livros do campo da Educação Física como produção deste universo que indicam como a capoeira pode ser materializada na escola. Ambas foram analisadas pela técnica de análise de conteúdo, proposta por Laurence Bardin. Ademais, buscando entrelaçar o resultado destas análises, entrevistamos os professores de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) para perceber como estes acionam a capoeira e se eles se aproximam destas duas matrizes do conhecimento. O trabalho ainda em processo de construção já aponta considerações acerca da necessidade de considerar os saberes da capoeira que se consolidou através da tradição, onde identificamos o quanto este espaço depõe sobre os processos de ensino desta prática. Reconhecemos também a unidade que seguem os livros analisados e que de certa forma, dialogam com os saberes enunciados pelos mestres.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1645961 - ALLYSON CARVALHO DE ARAUJO
Interno - 1672476 - ROSIE MARIE NASCIMENTO DE MEDEIROS
Externo à Instituição - AUGUSTO CÉSAR RIOS LEIRO - UFBA

Notícia cadastrada em 17/10/2017 08:20  
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