/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA LUISA QUININO DE MEDEIROS
DATA : 26/10/2018
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Reuniões, CB
TÍTULO:

A PERSPECTIVA DE DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE QUE SE RELACIONAM COM SUSTENTABILIDADE: UMA ABORDAGEM QUE SERVE PARA O CONTEXTO ESCOLAR DO SEMIÁRIDO NORDESTINO?


PALAVRAS-CHAVES:

Educação para o Desenvolvimento Sustentável, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Sustentabilidade, Formação continuada, Agenda Ambiental.


PÁGINAS: 102
RESUMO:

A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência.  Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANA CARLA IORIO PETROVICH
Interno - 2218942 - IVANEIDE ALVES SOARES DA COSTA
Externo à Instituição - LUCIANA ARAUJO MONTENEGRO
Externo à Instituição - LUIZ SODRE NETO - UFCG
Presidente - 2200167 - MAGNOLIA FERNANDES FLORENCIO DE ARAUJO

Notícia cadastrada em 24/10/2018 14:17  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao