/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: RAÍSSA CORTÊS BEZERRA DOLIVEIRA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : RAÍSSA CORTÊS BEZERRA DOLIVEIRA
DATA : 06/08/2018
HORA: 14:00
LOCAL: A definir
TÍTULO:

SUCESSÃO ECOLÓGICA DA FAUNA NECRÓFAGA EM FRAGMENTO DE MATA ATLÂNTICA NO MUNICÍPIO DE MACAÍBA, E MAPEAMENTO DE ZONAS FISICAMENTE SIMILARES NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, BRASIL.


PALAVRAS-CHAVES:

Sucessão Ecológica, Intervalo pós-morte, Decomposição, Mapeamento, Geoprocessamento


PÁGINAS: 60
RESUMO:

A Entomologia Forense compreende a utilização de insetos e outros artrópodes como ferramenta relevante para a elucidação de litígios variados na área criminal ou cível. Este ramo das Ciências Forenses pode contribuir para a elucidação de crimes envolvendo mortes violentas. Para tanto, os estudos devem ser realizados por localidade. No estado do Rio Grande do Norte, existem poucos trabalhos desenvolvidos na área, e nenhum sobre os referidos temas abordados no presente estudo. Neste sentido, visando ampliar os conhecimentos no âmbito da entomologia forense, o presente trabalho objetiva avaliar a sucessão ecológica de artrópodes em carcaças, bem como, realizar um mapeamento de zonas fisicamente similares em todo o estado, utilizando ferramenta de geoprocessamento. O estudo foi realizado na zona rural do município de Macaíba, no estado do Rio Grande do Norte. Instalou-se dois suínos fêmea, de aproximadamente 10kg, em gaiolas de iguais dimensões, em duas regiões com fitofisionomias distintas, distantes aproximadamente um quilômetro entre si (P1 e P2).  As coletas ocorreram durante a primavera, na metade do mês de novembro, e tiveram duração de 14 dias. Ao longo do estudo foram coletados, entre adultos e imaturos, 5.438 espécimes, distribuídos em duas ordens, Diptera e Coleoptera, e nove famílias. Do total, 2.199 (40%) foram provenientes do ambiente de restinga (P1) e 3.239 (60%), da área sombreada do bosque das mangueiras (P2). Acerca das fases da decomposição, em ambas as carcaças, a fase fresca durou menos de 24 horas. Em P1, a fase de inchado durou apenas um dia, a Coliquativa, sete dias e a fase seca/mumificação, cinco dias. Em P2, a fase de inchado durou dois dias, a Coliquativa, oito, e a seca/mumificação, três dias. O padrão de sucessão ecológica foi muito semelhante nas carcaças sob o sol e sob a sombra, tendo, contudo, a velocidade como principal fator de variação, causada pelas distintas condições ambientais em que cada uma se encontrava, apesar de estarem separadas a apenas 1 km de distância. Salienta-se, portanto, a necessidade de estudos que minimizem os efeitos das variáveis ambientais sobre o processo da decomposição.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1879211 - BRUNO CAVALCANTE BELLINI
Externo ao Programa - 1161844 - HERBET TADEU DE ALMEIDA ANDRADE
Presidente - 1715271 - RENATA ANTONACI GAMA

Notícia cadastrada em 06/08/2018 10:22  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao