/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de QUALIFICAÇÃO: VINICIUS VIEIRA DE ALENCAR CALDAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VINICIUS VIEIRA DE ALENCAR CALDAS
DATA : 17/05/2017
HORA: 08:00
LOCAL: Departamento de Fisioterapia - Parecer
TÍTULO:

Influência da Crioterapia combinada a TENS Burst na dor, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes com dor lombar crônica não específica: ensaio clínico controlado, randomizado e cego.


PALAVRAS-CHAVES:

Lombalgia, Fisioterapia e Analgesia


PÁGINAS: 60
RESUMO:

Introdução: A dor lombar crônica não específica ocasiona um impacto negativo na capacidade funcional, limitando a realização de exercícios e em muitos casos a atividade laboral de uma importante parcela da população. Dentre os recursos não farmacológicos para o tratamento deste distúrbio há os recursos eletrofísicos, como por exemplo, a Crioterapia e a TENS Burst. Objetivo: Analisar os efeitos da Crioterapia e da TENS Burst no manejo da dor, capacidade funcional e qualidade de vida de pacientes com dor lombar crônica não específica. Materiais e métodos: Trata-se de um ensaio clínico controlado, randomizado e cego, composto por sujeitos de ambos os sexos, divididos aleatoriamente em quatro grupos: grupo controle-placebo (gCP), grupo Crioterapia (gCrio), grupo TENS-Burst (gTENSb) e Crioterapia + TENS Burst (gCrioTENSb). Todos os sujeitos serão submetidos às medidas de avaliação da: Dor por meio da Escala Visual Analógica (EVA) e dolorimetria pelo Algômetro; Capacidade funcional pelos questionários de Roland-Morris e Índice Funcional de Oswestry e Distância dedo-chão; Qualidade de vida pelo questionário SF 36; além da sensação de prazer/desprazer da intervenção pela Felling Scale. A dor será avaliada antes e imediatamente após cada sessão do protocolo e um mês após o fim do tratamento e a sensação prazer/desprazer será avaliada imediatamente após o fim do protocolo. Já a capacidade funcional e qualidade de vida serão avaliadas antes, dois dias após o término do protocolo e um mês após este. O protocolo de intervenção será de 30 minutos, sendo 10 minutos de educação sobre a doença, fatores associados e orientações; e 20 minutos de intervenção: Crioterapia, TENS placebo ou Burst, ou a combinação dos recursos dependendo do grupo alocado. Resultados esperados: A TENS Burst combinada a Crioterapia tenha um melhor resultado no manejo da sensação dolorosa, capacidade funcional e qualidade de vida em pacientes com dor lombar crônica, devido a potencialização dos efeitos fisiológicos.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - JOÃO LUIZ QUAGLIOTI DURIGAN - UnB
Externo à Instituição - RICHARD ELOIN LIEBANO - UFSCAR
Presidente - 2566849 - WOUBER HÉRICKSON DE BRITO VIEIRA

Notícia cadastrada em 17/04/2017 10:54  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao