/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EDILENE DAYSE ARAÚJO DA SILVA
DATA : 31/07/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Sala de Multimeios I - Centro de Educação
TÍTULO:

QUANDO DESISTIR NÃO É UMA OPÇÃO: SOCIALIZAÇÃO E ESTRATÉGIAS DE PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES POPULARES DA UFRN


PALAVRAS-CHAVES:

Estudantes universitários de classes populares. Acesso e permanência no ensino superior. Vida estudantil. Cotidiano universitário. Socialização acadêmica.


PÁGINAS: 144
RESUMO:

Os lugares nas universidades paulatinamente estão sendo ocupadas por mais estudantes das camadas populares, um fato recente nas instituições de ensino superior do Brasil. Estudos sobre o acesso aos diplomas universitários, especialmente na perspectiva da sociologia da educação, apontam que é crucial compreender não apenas o ingresso e a permanência desses estudantes oriundos de grupos sociais desfavorecidos, como também conhecer a realidade de suas vivências acadêmicas. Assim, esse estudo tem como principal objetivo compreender a condição de permanência do estudante de origem popular na Universidade a partir do seu processo de socialização. A UFRN-Universidade Federal do Rio Grande do Norte foi o lócus da pesquisa, com a participação dos estudantes populares de cursos das áreas de Humanas (Ciências Sociais e Direito), Biomédica (Ciências Biológicas e Odontologia) e Tecnológica (Matemática e Engenharia Civil). Na primeira etapa da investigação, incluindo uma abordagem etnográfica com registros descritivos do campo das observações, aplicou-se um questionário em turmas a partir do terceiro período (semestre) do curso. No segundo momento, realizou-se entrevistas semiestruturadas com seis representantes, um estudante de cada graduação delimitada. A partir da fala dos sujeitos, definiram-se quatro categorias analíticas: a) Trajetórias formativas: escolares e familiares; b) Caminhos acadêmicos: tensionados e factíveis; c) Socialização universitária: formal e cordial; e, d) Prospectiva profissional: continuada e (des)continuada. Da análise dessas categorias resultou uma interpretação dos significados sociológicos e educacionais atribuídos pelos estudantes, a despeito das suas próprias condições econômicas desfavoráveis e de suas famílias, ponto crucial nesse estudo. Porém, considerando-se as várias dificuldades para a permanência, independentemente da origem social, todos os estudantes têm que (re)inventar-se para se manterem em seus cursos. Nesse cenário de barreiras econômicas e obstáculos educacionais, os laços de amizade, parcerias em grupos, sociabilidade nas praças, bares, cantinas e a ajuda dos pares, são vistos como sendo essenciais para a sobrevivência estudantil, fenômeno que devido a essas relações sociais e afetivas denominou-se de socialização acadêmica cordial.

 


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 3465197 - ELDA SILVA DO NASCIMENTO MELO
Externo à Instituição - GUIOMAR DE OLIVEIRA PASSOS - UFPI
Interno - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO

Notícia cadastrada em 27/07/2017 11:00  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao