/ - Telefone/Ramal:
Notícias > Banca de DEFESA: FRANCISCO THADEU CARVALHO MATOS

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCO THADEU CARVALHO MATOS
DATA : 31/07/2017
HORA: 14:00
LOCAL: Sala de Multimeios II - Centro de Educação
TÍTULO:

O REDESENHO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO BRASIL NOS DOIS GOVERNOS DE LUÍZ INÁCIO LULA DA SILVA: de Centros Federais de Educação a Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: A experiência do IFPB (2003 – 2010)


PALAVRAS-CHAVES:

Educação Profissional; Institutos Federais; Representações Sociais.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

A pesquisa que serviu de base para a construção desta tese de doutorado teve como objeto de investigação o processo de transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica da Paraíba em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia ocorrido durante os dois governos do presidente Luís Inácio Lula da Silva (2003-2010). Buscou-se refletir sobre as razões desse processo em âmbito nacional, para, em seguida, compreender como o mesmo se efetivou no referido estado. Por que, esta foi a questão central, as instituições que compõem a rede federal de educação profissional, embora já tendo atingindo um nível bastante complexo, na sua forma jurídica-institucional, tiveram de ser reconfiguradas para se constituírem em Institutos Federais que podem ofertar, desde a formação básica inicial, até cursos de mestrado e doutorado? O que provocou esse fenômeno e quais as justificativas para fazê-lo? Na experiência da Paraíba, dada a inexistência de fontes secundárias que reconstituam e analisem esse processo e a escassez de fontes primárias, salvo alguns documentos oficiais, o que há são os relatos orais dos participantes. Por esta razão, foram realizadas entrevistas não estruturadas com oito indivíduos, entre gestores e ex-gestores do antigo CEFET/PB, e utilizados também, como fonte de dados, a conferência de um representante da  (SETEC/MEC), realizada na Paraíba no período, e documentos oficiais. O método de análise das entrevistas foi a análise temática, de acordo com as orientações de autores como Bardin (1977), Richardson (2013), Bourdieu (2012) e Amado (2013). Dentre os apoios teóricos sobre a educação profissional no Brasil, destacam-se: Cunha (1991; 2000), Manfredi (2002), Kuenzer (1990, 2015), Pacheco, Pereira, Domingos Sobrinho (2010), Pacheco (2011). Sobre representações sociais destacam-se os autores Moscovici (2012) e Jodelet (2001). Os resultados indicam que: o processo de transformação do CEFET/PB em IFPB reproduziu, em escala micro, a complexidade macro do processo de expansão ocorrido em todo o país; não obstante os limites e contradições entre discurso e prática de um governo de caráter popular e democrático, o mesmo mostrou ser possível introduzir mudanças na estrutura e formato da rede visando atender não só as demandas da economia, mas também contribuir para o fortalecimento da cidadania; a análise da dimensão psicossocial do fenômeno pesquisado, com base nas representações sociais, permitiu melhor compreender as ações dos sujeitos engajados no processo evitando reduzi-las a epifenômenos das estruturas econômicas, das disputas político-ideológicas ou a meras manifestações de idiossincrasias individuais.

 


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - EDINEIDE JEZINE MESQUITA ARAÚJO - UFPB
Externo à Instituição - GILCEAN SILVA ALVES - IFPB
Externo à Instituição - JOABSON NOGUEIRA DE CARVALHO - IFPB
Interno - 6347203 - MARLUCIA MENEZES DE PAIVA
Presidente - 1149636 - MOISES DOMINGOS SOBRINHO
Interno - 3280986 - WALTER PINHEIRO BARBOSA JUNIOR

Notícia cadastrada em 27/07/2017 10:20  
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao